Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal do Funchal.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura mural o ecossistema representado foi a vida marinha existente no litoral do mar madeirense. As espécies desenhadas foram as seguintes: algas, lobo marinho, castanhetas, corais e o mar.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem escolhida para o nosso mural teve como objetivo apelar para a preservação e prevenção da poluição no mar do Arquipélago da Madeira. Somos uma ilha e por isso o mar desempenha um papel crucial nas nossas vidas e daí, toda a turma e docentes abraçaram este projeto com muito carinho.

Numa primeira fase, a turma foi sensibilizada para a importância da preservação do Ambiente e valorização dos ecossistemas. Assim, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os alunos elaboraram um Padlet com a pesquisa realizada sobre a comunidade de seres vivos de várias espécies (vegetais e animais) que habitam no mar do Arquipélago da Madeira. Na disciplina de português e decorrente da leitura da obra “Ulisses”, os alunos foram levados para a imaginação de aventuras vividas no mar e para a importância do mesmo na história da humanidade, sendo agora a vez dos alunos se colocarem na figura do Herói e salvar o mar. Na disciplina de Educação Visual cada aluno realizou uma composição visual onde representou graficamente as espécies animais e vegetais pesquisadas anteriormente. Depois de uma interação entre todas as disciplinas, partiu-se para a pintura do Mural.
Na última fase do projeto os alunos, na disciplina de Matemática, efetuaram as medições necessárias para projetar a composição visual na parede. Nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica desenharam na parede a imagem gráfica selecionada com recurso a um vídeo projetor. Posteriormente, pintaram a referida imagem com tintas aquosas fornecidas pela Câmara Municipal do Funchal.
A operacionalização da pintura teve vários momentos e exigiu alguma coordenação entre alunos e professores, pois foi preciso gerir alunos num espaço de recreio e com tintas na mão e qualquer distração danificaria o projeto. Bem, resumindo, foi um teste de logística e paciência para professores e alunos, e o resultado foi ótimo. Temos um belo mural que apela a uma consciência cívica e resulta de uma interação dinâmica entre alunos da mesma turma e respetivos professores.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
4. A idade dos alunos está compreendida entre os 11 e os 13. O projeto “Muros com Vida” proposto pelo projeto Eco-Escolas, foi desenvolvido na Escola com Pré-Escolar e Creche dos Louros pela turma 6º4 no âmbito do projeto da Autonomia e Flexibilidade Curricular cujo tema da turma era “O mar”. Ficou decidido numa reunião de Conselho de Turma que as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Matemática, Educação Visual e Educação Tecnológica ficariam responsáveis por dinamizar o projeto “Muros com Vida” junto dos alunos, dentro e fora da sala de aula.