Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 da Quinta- Balasar (Póvoa de Varzim)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura completa dos 2 muros.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No mural está representada a importância dos jogos ao ar livre, enquadrada nos Ecossistemas terrestres e aquáticos da localidade, com árvores, arbustos, flores, borboletas, passarinhos... (meio rural, onde a escola está inserida).
Estão ainda presentes o Sol e as nuvens muito importantes para a manutenção da vida no planeta Terra.
Ao ar livre, as crianças aprendem a importância de preservar a natureza e fortalecem o conceito de sustentabilidade.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha desta imagem deve-se à mensagem de equilíbrio entre o homem e natureza, representando a biodiversidade que deve ser preservada na nossa zona e em todo o mundo.
Levar mais natureza para o espaço escolar e valorizar o contacto com a natureza é essencial para o desenvolvimento infantil, já que estimula hábitos de vida saudáveis, a prática de exercícios físicos e, sobretudo, o bem-estar emocional.

Fez-se uma reunião de assembleia de escola na qual se explorou o tema e as atividades a realizar. Posteriormente cada turma fez propostas de desenhos, tendo-se escolhido os elementos a desenhar.
Foram escolhidas as paredes à volta do campo de jogos da escola, onde se realizam jogos e brincadeiras, tanto em contexto de aula como nos intervalos para uma maior visibilidade e transmissão da mensagem.
Foi feita a pesquisa sobre a fauna e flora da zona e realizados os projetos à escala, sobre papel. Foi escolhido pelos alunos intervenientes, por unanimidade, um dos projetos. O desenho foi realizado, utilizando o lápis de carvão sobre o muro. Foram adquiridas as tintas, oferecidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. A pintura com trinchas e pinceis foi sendo realizada durante as aulas de Educação Artística.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos intervenientes, quatro turmas do 1.º ciclo, 51 alunos no total, com idades entre os 6 e os 10 anos, ficaram desde o início muito interessados no projeto. Todos participaram em todas as atividades referidas e realizadas: reunião de assembleia de escola, realização dos desenhos em papel, contornos das figuras e pintura das mesmas no muro.