Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Laurissilva

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal do Funchal; encarregado de educação

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foi representada a floresta Laurissilva e alguns elementos da sua fauna, como o Bisbis, o Tentilhão e o Almirante Vermelho da Macaronésia e da sua flora, como o Til, o Massaroco, o isoplexis e a feiteira.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem procurou representar alguns elementos que se distinguem na nossa floresta, Laurissilva, tanto a nível da fauna como da flora. Foi o resultado de todo um trabalho desenvolvido na escola, no âmbito da Biodiversidade e da importância de a preservar e proteger.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Ao longo do ano letivo, as crianças abordaram o tema da Biodiversidade, no âmbito de diversos desafios, projetos e ações de sensibilização da escola. Desse trabalho realizado, selecionou-se uma ilustração de um aluno, representando a floresta Laurissilva, para aplicar no muro da escola. Esta pintura foi, posteriormente, adaptada, no sentido de destacar mais alguns dos seus elementos, da fauna e da flora da nossa floresta. Posto isto, passou-se à concretização da ilustração na parede e, de seguida, à pintura ao ar livre, no pátio da escola, pelos alunos do 3º e 4º anos, num muro do recinto escolar do edifício 103, com 4,50m por 2,50m. A pintura contou com a participação e colaboração imprescindível de um Encarregado de Educação e a Câmara Municipal do Funchal foi parceira neste projeto, contribuindo com pincéis e tintas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os(as) alunos(as) envolvidos(as) do 3º e 4º anos têm idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos e participaram não só na concretização da pintura, mas também na decisão de representar a floresta Laurissilva, na ilustração realizada e no trabalho prévio de pesquisa.