Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI Sobral - Cervães (Vila Verde)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Painel Primavera

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Os materiais foram solicitados ao Município, Câmara Municipal de Vila Verde e os disponibilizaram.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Mundo está a desaparecer em todos os âmbitos. A Natureza está em perigo!
Todos sabemos que é importante o empenho de todos e importante, é também, enaltecer o trabalho de quem luta pela preservação ambiental.
Nós, enquanto participantes no programa Eco- Escolas, sentimo-nos envolvidos neste trabalho, nesta luta, e é permanente o esforço de motivar os alunos e suas famílias nesta contenda. É importante fazer perceber que fazer algo, e apesar de pequeninos, é nosso dever, é nossa obrigação proteger o Ambiente! O objetivo principal é deixar um Mundo melhor, mas sobretudo ensinar, pelo exemplo, a melhorar o Mundo.
O nosso painel mostra isso mesmo. São as mãos das nossas crianças que querem ajudar a proteger as árvores, a colorir as flores, a segurar o seu próprio baloiço com segurança num ambiente limpo e agradável como todos desejamos e no qual todos os seres vivos se possam sentir felizes. Não quisemos deixar de representar os rios limpos, a paisagem natural, as abelhas polinizadoras, as aves felizes, o Sol radioso sem poluição e encobrir, …representando um Ambiente natural e limpo como todos desejamos indispensável para a felicidade de todos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem nasceu com um título que se foi desenvolvendo e enriquecendo ao longo da sua realização. Os motivos, as cores, foram sendo discutidos e aprimorados.
Todos adorámos a Natureza! Queremos que o muro planeado e elaborado, ao longo de um percurso, sirva, para além de decoração, que sirva de contemplação e que demonstre todo o amor e felicidade que as crianças sentem para com a Natureza.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A proteção ambiental já é tema habitualmente debatido nesta escola fazendo parte do dia a dia de uma forma direta e, também, vários domínios trabalhados de forma transversal com o currículo escolar. Até há a turma dos Ambientalistas!
As pinturas foram executadas por alunos das diversas turmas com acompanhamento dos adultos. Houve vários momentos de partilha de ideias e opiniões que acrescentaram a escolha da frase conclusiva do painel: “Deixa que a vida faça contigo o que a Primavera faz com as flores!”. Ficou do agrado de todos e elogiado por quem nos visita!

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto foi coordenado na EB1/JI de Sobral – Cervães numa articulação de ideias e trabalho entre a escola e os que frequentam o ATL. Os alunos envolvidos são apenas os do 1º ciclo (71) com idades compreendidas entre 6 e 10 anos. Todos fizeram alguma coisa, numa orientação e participação por turmas. Demonstraram empenho e gosto de participação.