Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica do Caldeiro (Estremoz)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura representativa do ecossistema da Serra D´Ossa.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Estremoz e Junta de Freguesia de Estremoz, em parceria com o artísta plástico estremocense Davide Alves.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A serra de Ossa ou serra d'Ossa é uma elevação de Portugal Continental, com 653 metros de altitude. Situa-se no Alto Alentejo, entre Estremoz e o Redondo.
Nela se ergue, desde 1182, um convento de eremitas dedicado a São Paulo. Em 2006, ardeu uma parte.
É o pulmão de vários concelhos alentejanos (Borba, Estremoz, Vila Viçosa) e nela existem algumas grutas artificiais do tempo dos monges eremitas.
Na serra ainda se pode observar uma das maiores populações do país de uma planta insectívora chamada orvalho-do-sol (Drosophyllum lusitanicum).
in, wikipédia
No mural foram representados os vários fatores ambientais da serra d´Ossa: água, ar, solo e os seres vivos encontrados lá, bem como os seus habitats.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A Serra D´Ossa integra um ecossistema muito particular e variado, com uma diversidade de fauna e flora caraterísticos do Alentejo. Situa-se nas imediações de Estremoz e constitui um local de muito interesse e curiosidade para a toda a comunidade.

No início do processo os alunos fizeram pesquisas sobre a serra d´Ossa e foram identificados os seres vivos e os seus habitats;
Em sala de aula, e de forma individual, foram desenhados os seres vivos selecionados para o mural. As ilustrações selecionadas foram ampliadas até ficarem com o tamanho e as proporções corretas. Neste processo os alunos tiveram o acompanhamento de docentes e do artista plástico Davide Alves.
Em pequenos grupos, os alunos pintaram os desenhos no mural, utilizando a técnica de stencil. Posteriormente desenharam os seres vivos. De seguida, pintaram uma base preta e, metodicamente, acrescentaram outras cores, tapando e destapando as superfícies a pintar.
O projecto cresceu e surgiu um trabalho coerente e estético, com um fundo composto por linhas ondulantes que simbolizam movimento e dinamismo dos cumes das montanhas que formam a serra D´Ossa. Os alunos esboçaram desenhos de seres vivos deste habitat e fizeram pesquisas sobre as suas características físicas, hábitos, alimentação, reprodução… Destes, surgiram ilustrações simples, mas muito apelativas, todas elas demonstrando uma consciência ecológica e preocupações sustentáveis alusivas aos temas - resíduos, energia, água e comunidades sustentáveis.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos participantes têm idades compreendidas entre os 8 e 10 anos.