Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural da Floresta Laurissilva.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com a Câmara Municipal do Funchal.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Floresta Laurissilva
Espécies animais: (1) Borboleta (Gonepteryx maderensis) Cleópatra-da-Madeira, (2) Zangão (Bombus maderensis), (3) Escaravelho da quebra-panela (Chrysolina fragariae), (4) Lesma endémica (Phaenacolimax madeirovitrina ruivensis), (5) Libélula (Sympetrum nigrifemur), (6) Pombo torcaz (Columba trocaz), (7) Tentilhão (Fringilla coelebs madeirensis), (8) Morcego-da-madeira (Pipistrellus maderensis).
A silhueta de um tronco, a simbolizar as árvores e arbustos de folhagem persistente, já existentes na nossa ilha aquando da chegada dos navegadores portugueses;
A silhuetas a roxo e violeta a representar os famosos massarocos a arbustos endémicos;
As silhuetas verdes a representar o feto-do-pontinho – (woodwárdia radicans), característico dos ambientes húmidos desta floresta subtropical;
A cor azul, no fundo do mural, a chamar-nos à atenção para a valor da presença da água, em torno da nossa ilha, agente termorregulador importante na manutenção da floresta Laurissilva.
Espécies vegetais e fungos: (9) Loureiro (Laurus azorica), (10) Massaroco (Echium candicans), (11) Feto-do-pontinho – (woodwárdia radicans), (12) Madre de Louro (Laurobasidium laurii) e (13) outros Cogumelos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Valorizar a Floresta da Madeira que é Património Mundial - A Floresta Laurissilva.
"A Floresta Laurissilva é o nome por que é conhecida a floresta indígena da Madeira, constituída predominantemente por árvores e arbustos de folhagem persistente, com folhas verde-escuras e planas. Já existia aquando da chegada dos navegadores portugueses e é considerada uma relíquia do Terciário. Ocupa uma área, de cerca de 15000 hectares, o equivalente a 20% do território da ilha e localiza-se, essencialmente, na costa Norte, dos 300 aos 1300 metros de altitude, e na costa Sul persiste nalguns locais de difícil acesso, dos 700 aos 1200 metros.
A Laurissilva da Madeira está totalmente incluída na área do Parque Natural da Madeira e encontra-se protegida por legislação regional, nacional e internacional. É um habitat prioritário, designado de Laurissilvas Macaronésias, ao abrigo da Diretiva Habitats da União Europeia e as espécies mais características encontram-se também diretamente protegidas por diretivas comunitárias. É igualmente uma Zona de Proteção Especial e, por tal, foi consagrada como um Sítio da Rede Natura 2000 com o nome Laurissilva da Madeira.
Desde 1992, pertence à Rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa, por apresentar inegáveis valores naturais e carácter de unicidade, o que corresponde a um reconhecimento de enorme importância pela comunidade internacional. Integrada na lista dos Patrimónios Mundiais Naturais pela Unesco, a riqueza, a importância e a especificidade desta floresta, contendo espécies vegetais e animais únicos à escala planetária e habitats naturais representativos e importantes para a conservação da diversidade biológica, atestam a justiça deste reconhecimento."

Os alunos com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos, foram desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana. Estes foram divididos em grupos de dois e, utilizando diversas fontes de pesquisa, incluindo os links sugeridos na proposta de Concurso "Muros com Vida", foram orientados a realizar uma investigação sobre os conceitos de "Ecossistema" e "Património Natural"..
Após esta pesquisa foi feita uma sensibilização sobre a importância do complexo e diversificado ecossistema da Floresta Laurissilva.
Seguiu-se uma investigação e seleção de várias espécies que habitam a floresta emblemática da Laurissilva e realizados estudos gráficos representativos das mesmas.
No desenvolvimento do projeto os alunos prepararam suportes de material reutilizável em PVC para a pintura das espécies selecionadas.
Numa fase seguinte. os discentes, com a colaboração de diversos elementos da comunidade educativa, professores e funcionários, desenharam e pintaram numa das paredes exteriores do pavilhão da escola, junto da Bio-horta, elementos representativos desta floresta.
No culminar do trabalho, todas as espécies da fauna e flora, representadas por cada aluno, foram reunidas numa única composição visual sendo aplicadas ao mural junto da Bio-horta da nossa escola para, assim, fazer cumprir com o objetivo principal, apresentar um conjunto de elementos que compõe o ecossistema da floresta Laurissilva da Madeira e valorizar este espaço de aprendizagem, contemplação e lazer.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
25 alunos com idades compreendidas entre os 11e 12 anos.
Os alunos pesquisaram, selecionaram, prepararam os materiais, desenharam e pintaram os elementos representativos da floresta.