Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A biodiversidade do nosso concelho

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Alenquer forneceu tintas para a pintura

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foram trabalhados os seguintes ecossistemas do concelho: o terrestre e o aquático. Do aquático, foram pintados alguns peixes, patos.
Do ecossistema terrestre foram representados: algumas flores, raposa, coelho, morcegos, garça, pato

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem algumas espécies que podemos avistar no concelho.

A turma começou por pesquisar sobre a biodiversidade do concelho e cada aluno elaborou uma proposta para o mural. Todas as propostas foram analisadas em conjunto e concluiu-se se seria melhor juntar partes das várias propostas. Assim criou-se o desenho para a proposta final. Os alunos entre si , estipularam quem iria pintar o quê. Após a distribuição de tarefas, iniciaram a pintura com a aplicação de uma tinta primária para proteger o muro. O desenho inicial foi executado com giz, sobre o qual aplicaram uma tinta aguada para que o desenho não desaparecesse, no caso de chover. Cada aluno ficou encarregue de pintar uma área.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos alunos do 12º ano de escolaridade. O projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina de oficina de artes. Eles organizaram-se e distribuíram entre eles a área que cada um iria pintar