Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Colégio Santa Teresa de Jesus ; Los Pepes Studio ; MIEC ; APECOST

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre:
Flora - flores; arbustos; floresta; fungos; microrganismos do ar.
Fauna - Insetos (formigas); Aves;
Ecossistema aquático:
baleia

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem, ou conjunto de imagens, prende-se com o objetivo de mostrar/retratar o que nos rodeia, o nosso património enquanto estabelecimento de ensino e instituição e a biodiversidade existente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
«Mural ConVida» é um trabalho de arte urbana realizado pelos alunos do 2º e 3º ciclos do Colégio de Santa Teresa de Jesus.
O desejo de experimentar a arte urbana e conhecer as suas técnicas e processos motivou os alunos a realizar os primeiros esboços. Posteriormente, e a partir dos esboços e ideias dos alunos, foi criado um projeto único.
Numa fase posterior, os alunos tiveram workshops com os artistas «Los Pepes» para aprenderem a técnica de pintura a spray e assim desenvolverem uma criação artística única.
A obra, em tinta de spray, pode ser apreciada na rua D. Nuno Álvares Pereira. É uma criação voltada para a cidade, convidando ao conhecimento da instituição e da biodiversidade. É um mural cheio de vida, de significado e de histórias, embelezando o Colégio e a Cidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos foram os de 2ª e 3ª ciclo. Todos realizaram um projeto individual para o mural, dos quais se retiraram as ideias e formas para a construção do projeto único. Posteriormente todos os alunos pintaram o mural, utilizando latas de spray, stencils, fita cola e cartão.