Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI de Mexedinho (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro terminado no edifício do JI

Fotografias de detalhes:

Muro terminado no edifício da EB1

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este ecossistemas tem a ver com a biodiversidade de plantas e animais presentes na Natureza. Deste modo os alunos optaram por desenhar e pintar elementos que poderemos encontrar nos jardins.
Os alunos escolheram, essencialmente, flores por serem coloridas e com aromas agradáveis, bem como alguns animais que gostam de viver e alimentar-se das plantas do jardim, como os insetos e caracóis.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Durante esta ano letivo foi dado destaque à biodiversidade existente à nossa volta, essencialmente, nos jardins do recreio. Como tal, é lógico que o tema escolhido para o muro seria a biodiversidade do jardim.

Como a escola tem dois edifícios separados, Jardim de Infância e Escola Básica do 1º ciclo, cada grupo de alunos trabalhou o muro no respetivo edifício.
Os alunos registaram e recolheram elementos alusivos ao tema. De seguida, procedeu-se ao desenho e, posteriormente, à pintura da ilustração final conforme as fotografias em anexo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos participaram ativamente nas diferentes tarefas propostas. Os mais novos, entre os 3 e os 7 anos, foram mais orientados nas tarefas a executar e, os mais velhos, até aos 10 anos, tiveram mais autonomia na execução das atividades .