Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária Lima-de-Faria (Cantanhede)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Os Oceanos

Totalidade da pintura:

Zonas polares

Fotografias de detalhes:

A floresta

Parceiros:
Câmara Municipal de Cantanhede

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Houve uma preocupação em diversificar os ecossistemas - ecossistemas terrestres e aquáticos- oceanos, florestas tropicais, regiões polares. Os ecossistemas retratam algumas espécies em vias de extinção ou ameaçadas pelas alterações climáticas como o urso polar ou o pinguim-imperador.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem procurou respeitar o tema proposto: a década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). O objetivo da imagem é o de alertar e mobilizar a comunidade para a preservação e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies. A escolha da imagem também teve em conta o público alvo, uma população estudantil muito jovem.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho foi realizado no âmbito da disciplina do 12º ano Oficina de Artes. Depois de um momento inicial de pesquisa sobre biodiversidade/ecossistemas e técnicas de pintura mural, tentou-se na fase de projeto adaptar o grafismo ao espaço disponibilizado pela Câmara Municipal de Cantanhede e ao público alvo. O espaço - uma paragem de autocarro que serve o complexo escolar - é frequentado por um público muito jovem, o que motivou a escolha de imagens e cores mais animadas, para transmitir a ideia de vida.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos variou entre os 17 e os 18 anos. O trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, disciplina de opção do 12ºano.