Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Gaia
Familiar de um aluno (professor reformado da disciplina de educação visual.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Nesta pintura apresentam -se componentes bióticos de um ecossistema que são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. O desenho representa um pequeno jardim em que o formam ecossistemas, uma vez que, nesses locais, há organismos vivos interagindo com o ambiente: exs. abelhas, borboletas, flores e árvores.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem representa a simplicidade e a beleza de uma natureza natural com uma grande importância para a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas. As abelhas e as borboletas são polinizadores trabalhadores, que sustentam a vida vegetal, os ecossistemas e a agricultura.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os professores realizaram trabalhos de pesquisa sobre ecossistemas naturais existentes na zona da Afurada. Visualização de vídeos .

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos no projeto situam -se na facha etária entre os 3 e os 10 anos.
Os alunos foram envolvidos desenvolvendo trabalhos de projeto e pesquisa de forma a conhecer diferentes ecossistemas no nosso meio envolvente.