Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 da Lentisqueira (Mira)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Painel final.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Tivemos a parceria da Câmara Municipal de Mira e da Junta de Freguesia de Mira.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Temos um pinheiro que representa o pinhal, onde podemos encontrar mato com flores rosa e tojos com flores amarelas, ouvem-se e veem-se passarinhos: melros, piscos de peito ruivo, …. . Podemos ainda observar borboletas, joaninhas, sapos e lagartixas. Estes animais também frequentam o jardim da nossa escola que tem árvores de fruto e muitas flores. O solo é arenoso a atmosfera envolvente com muito ar puro.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi a mais votada pelos alunos pois representa a zona envolvente da nossa escola.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Todos os alunos participaram ativamente e com muito entusiasmo no desenho em papel, onde representaram ecossistemas muito distintos. Alguns alusivos à praia pois residem muito próximo da Praia de Mira que tem bandeira azul há 37 anos, outros alusivos a paisagens junto da escola onde nos deslocamos com frequência. Depois foi feita a votação do desenho que mais gostavam. A pintura do mural foi o ponto auge desta atividade. Todos os alunos pintaram de forma entusiasta, depois da aluna que fez o desenho o ter passado a giz para a parede.
O resultado final foi gratificante. Toda a comunidade Educativa adorou.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do 1º Ciclo com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.
Falámos de paisagens que costumamos observar, da fauna e flora do nosso concelho.
Visitámos o pinhal em frente à escola vimos e ouvimos a natureza. Observámos a parede a ser pintada e mãos à obra!