Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho finalizado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara municipal do Porto
Catarina Glam

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Temos o planeta terra como figura central e principal. Os ecossistemas presentes na pintura e os elementos que a compõem são: o terrestre - florestas, arbustos e o ecossistema artificial (fábrica, lata de tinta), aquático - oceano e a água da chuva e o aéreo - as nuvens.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Preocupação ambiental.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Antes de começar a pintar o mural, houve uma sessão de debate, com a artista urbana, Catarina Glam, sobre o tema/ideias para a parede. Cada aluno/a transmitiu, verbalmente, as suas ideias/preocupações, depois, elaborou um desenho. O desenho final, espelha um pouco do que cada aluno sente/quer/pensa sobre o mundo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades dos alunos envolvidos são dos 10 aos 16 anos. Foram convidadas todas as alunas do clube Eco-Escolas, e alguns alunos(as) do clube de Oficina de Artes e da disciplina de Geometria Descritiva. A pintura do mural foi feita nas tarde livres dos alunos, demonstrado vontade e interesse em participar e dar vida a este muro.