Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Escolar Luís de Camões (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
ARGA TINTAS
Estabelecemos parceria com uma empresa de tintas sediada no conselho de Famalicão, que apoiou e deu as tintas para o projeto.
Projeto inacabado.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Biodiversidade local: Conhecer para preservar.
Tritão de ventre laranja, andorinhão pálido, barqueiro e carvalho alvarinho.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O Muro situa-se na entrada da escola do 1.º CEB.
Engloba os elementos estudados no projeto sobra a “biodiversidade local”.

Foi lançado o desafio aos alunos do 3º ano, para realizarem a pintura de um muro da escola, tendo como tema a biodiversidade vegetal e animal que fazem parte do projeto “biodiversidade local”
O projeto promove um olhar sobre a biodiversidade com base na arte, renovar espaços escolares, trabalhar a expressão artística, incentivando à preservação das espécies.
Em sala de aula, os alunos idealizaram e desenharam os elementos vegetais e animais que figuram na pintura do muro. Depois da seleção de um dos muitos trabalhos que surgiram, tendo o cuidado de responder aos elementos da biodiversidade local, após a seleção do desenho selecionam as cores e tons de cores que irão utilizar.
O desenho selecionado foi transposto para a parede e ilustrado, pelos alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O mural foi pintado pelas crianças do 3º ano, com idades compreendidas entre os 8e 9 anos.
Estes elementos da BIO DIVERSIDADE, estão a ser estudados pelos alunos no envolvimento do PROJETO MARKA.