Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/PE da Ajuda (Funchal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Desenho das imagens no mural

Totalidade da pintura:

foto totalidade da pintura

Fotografias de detalhes:

pintura de detalhes

Parceiros:
A Câmara Municipal do Funchal participou com os materiais, tintas e pincéis necessários para este projeto.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema é o mar/oceano e seus elementos

Qual a razão da escolha desta imagem?
Dentro do tema Biodiversidade foi escolhido o mar pelos alunos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A EB1/PE da Ajuda participou no Concurso da Eco-escolas “Muros com vida sugerido pelas coordenadoras do projeto. Em conselho Eco-Escolas foi escolhido o muro e o tema que se iria ilustrar. Foi eleito o muro da escadaria para o primeiro andar, por ser um muro de destaque, onde toda a comunidade escolar podia desfrutar ao entrar na escola. Dentro do tema Biodiversidade foi escolhido o mar pelos alunos.
Iniciaram este desafio 12 alunos dos 3º e 4º com a pintura de um muro com a cor azul, que depois desenharam os elementos presentes no mar/oceano, com a orientação da professora de expressão Plástica. Depois pequenos grupos de crianças da pré e do primeiro ciclo participaram pintura os elementos desenhados. Depois de tudo pintado, contornado e retocado, ficamos orgulhosos com o trabalho que teve a colaboração de toda a população educativa.
Este projeto foi divulgado no Facebook e no blog da escola.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm entre 5 e 10 anos.