Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Resultado do muro intervencionado - Muros com vida!

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de freguesia do Imaculado Coração de Maria que preparou a parede;
Departamento do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal que forneceu as tintas e colaboração na divulgação do projeto.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Primeiramente, este projeto nasceu por solicitação do Conselho Executivo da escola, no sentido de ser feita uma intervenção no muro de entrada do edifício do pré-escolar, visto este se encontrar em condições muito degradadas.
Com o propósito de também envolver as próprias crianças da “Sala Azul” (16 alunos dos 3 aos 4 anos) e da “Sala Verde” (18 alunos dos 5 anos), foi pedido às respetivas educadoras que, de forma muito lúdica e inspiradora abordassem com os “pequenitos” a ideia de um ecossistema, com animais e plantas, terrestres, aéreos, aquáticos, das mais variadas espécies, organismos vivos diversos, interagindo com o ambiente em que vivem, como o sol, as nuvens o arco-íris, as estelas, enfim, elementos da natureza.
Como resultado desta abordagem, as crianças realizaram deliciosos desenhos e pinturas, alusivos a esta temática, os quais foram a inspiração para a grafia do muro. Decidiu-se então, que a pintura da parte exterior ao portão da entrada, seria executada pelas dinamizadoras, no entanto, a composição visual seria o resultado integral e exclusivo da combinação das formas criadas pelos miúdos.
À medida que o trabalho decorria, o que à primeira vista se afigurava complexo e desafiante, depressa se tornou numa tarefa prazerosa e compensadora, pois diariamente as crianças vinham até ao portão, interagir com a sua alegria contagiante.
Na parte interior, numa primeira fase, os alunos desenharam diretamente com marcadores pretos para posteriormente pintarem, utilizando pincéis e tinta plástica. Estas atividades foram realizadas em pequenos grupos, sob a supervisão e orientação das dinamizadoras do projeto.
Na finalização, foi feita a ligação dos muros, interior e exterior ao portão, através da uniformização da pintura dos fundos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem selecionada foi criada de propósito para o projeto do muro, a partir dos desenhos dos alunos do pré - escolar da nossa escola, também efetuados com o mesmo intuito.

-Escolha do muro que estava em condições degradadas, para uma entrada principal de uma escola do pré-escolar, onde entram e saem todos os dias as crianças;
- O muro foi realizado em duas fases e com espaços diferentes, mas contíguos;
-Sensibilização pelas educadoras sobre o que é um ecossistema e o que é pretendido;
-Elaboração de desenhos;
- Com base nos desenhos criados pelos alunos, elaboração do projeto para a parte exterior/entrada do edifico. Na parte interior, já no pátio do recreio, os alunos desenharam diretamente no muro.
- Pintura pelas docentes ( entrada) e alunos da pré ( pátio-recreio).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idades dos alunos: 3, 4 e 5 anos.
Sensibilização para o projeto pelas educadoras e orientação no desenho e pintura pelas docentes de Educação Visual e Educação Tecnológica. Os alunos trabalharam no muro em pequeno grupo. Desta forma, sucessivamente, todos vieram todos dar o seu contributo, quer no desenho, quer na pintura.
Assim, todos os dias vêm o produto do seu trabalho , o que tornou o espaço muito mais agradável, alegre e aprazível!