Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB2,3 de Souselo (Cinfães)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Contou com o apoio da junta de freguesia, que nos ofereceu material, nomeadamente, tintas, primário e material específico para a pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os ecossistemas escolhidos são os que caracterizam o território onde se insere a escola, de ressalvar, as espécies: Víbora-cornuda, salamandra lusitânica, Águia-real, Melro-das-rochas ou o Tartaranhão-caçador, Toupeira de água e os morcegos. Quanto à flora, temos o Carvalho-Alvarinho. A envolvente do rio é é densamente arborizada, com a ocorrência de espécies autóctones, apresentando uma floresta mista de carvalhos, loureiros, salgueiros, amieiros, olaias e algumas árvores de fruto, como as nogueiras, castanheiros, cerejeiras, amendoeiras, e até uma colónia de azevinhos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi escolhida pelos alunos por votação.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Numa primeira fase durante as aulas de Educação Visual, as professoras da disciplina e a Coordenadora do Eco Escolas abordaram com os alunos das turmas do 6ºano, o tema e o que se pretendia com essa atividade. Depois de todas as dúvidas esclarecidas, em aulas posteriores, as professoras de E.V, trabalharam com os alunos os ecossistemas (fauna e flora) característicos da zona onde se engloba a escola. Posteriormente, foi feita a seleção dos trabalhos que iriam ser pintados no muro da escola. Passa-se, para uma fase mais prática e exterior, com a preparação do muro (lavagem e aplicação do primário). Infelizmente, por motivos internos, esta atividade não pode ser concluída, com a última fase, a da pintura no muro. A escassez de tempo específico dos docentes e dos alunos para a dinamização destas atividades, devido a outras atividades do Plano Anual da Escola, que envolvem os mesmos docentes e alunos, impediu a conclusão da atividade “Muros com vida”.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos foram alunos de 2 turmas do 6ºano. O desafio foi lançado a estas turmas e depois, de criarem esboços de ecossistemas caraterísticos da nossa região, as professoras de EV, escolheram 4 trabalhos que depois foram a votação pelos alunos da turma.