Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Painel com pinturas elaboradas pelos alunos, professores, auxiliares, encarregados de educação, parceiros, outros.

Fotografias de detalhes:

Pinturas dos tijolos em pormenor

Parceiros:
Internamente foram parceiros os clubes e projetos da escola, nomeadamente: Clube Ciência Viva; UBUNTU; Biblioteca Escolar; PES; Educação Especial.
Externamente foram parceiros: Autarquia; Parque das Serras do Porto; Centro de Saúde Valongo.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As serras do Porto são um ecossistema complexo que abrange uma ampla variedade de elementos naturais. Está localizado na região norte de Portugal. Essas serras abrangem uma área diversificada em termos de fauna e flora, oferecendo uma ampla variedade de espécies animais e vegetais pelas quais se distribui uma grande diversidade de seres vivos.
Embora seja notória a presença do eucalipto, um olhar mais atento detecta tipos de habitat pelos quais se distribui uma grande diversidade de seres vivos.
Os leitos e margens dos rios são locais com muita diversidade, emoldurados pelos amieiros e pelos freixos que albergam enguias, guarda-rios, lontras e libélulas. Nos campos cultivados aparecem ouriços-cacheiros e licranços. Nos vales e nas encostas dominam os carvalhos e sobreiros, habitats eleitos pela águia-de-asa-redonda, o gaio, a raposa e a cabra-loura. Nas zonas mais áridas aparecem as giestas e medronheiros.
As antigas minas romanas são habitat de espécies protegidas como o feto-de-cabelinho, o feto-filme, a salamandra-lusitânica e o morcego-de-ferradura-grande.
As charnecas, vemo-las pintadas de cor-de-rosa e amarelo, pelas urzes, tojos e carqueja.
É possível ver nas Serras do Porto, e nos trabalhos realizados pelos alunos para o painel, espécies muito variadas.
Minas: feto-de cabelinho, rã-ibérica, morcego-de-ferradura-grande, salamandra-lusitânica.
Rios e Ribeiros: garça-real, cobra-de-água-de-colar, tritão-de-ventre-laranja, cágado, guarda-rios, libélula-esmeralda, lontra, corvo-marinho-de-crista, enguia, escalo-do-norte, ruivaco.
Galerias Ripícolas: chapim-real, salgueiro-negro, silva, lagarto-de-água, rã-verde, amieiro, freixo-de-folhas-estreitas, sanguinho, narciso-martelinho, sapo-parteiro-comum, gilbardeira.
Campos Agrícolas e Lameiros: andorinha-das-chaminés, borboleta-cauda-de-andorinha, cobra-rateira, ouriço-cacheiro, alvéola-branca-comum, pisco-de-peito-ruivo, cotovia-dos-bosques, sapo-comum, toupeira.
Bosques: coruja-do-mato, pego-verde, borboleta-malhadinha, cabra-loura, gaio, sobreiro, carvalho-alvarinho, geneta, raposa, águia-de-asa-redonda.
Matagais: felosa-do-mato, esquilo, pilrito, toirão, sardão, pinheiro-bravo, loureiro, poupa, coelho-bravo, medronheiro.
Charnecas Secas: joaninha-de-sete-pintas, tojo-comum, queiró, urze-roxa, carqueja, lagartixa-do-mato-comum, falcão peregrino, pinheiro-baboso, rosmaninho, cobra-de-ferradura, louva-a-deus, aranha-lobo.
Charnecas Húmidas: verdilhão-comum, javali, tritão-marmorado, musgo, peneireiro-vulgar, dedaleira, lagartixa-de-Bocage, orvalhinha, lesma-negra, rã-de-focinho-pontiagudo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As imagens mostram a atividade realizada ao longo de todo o dia, aberta à comunidade educativa. Mostra ainda o projeto do mural.

Para elaboração do mural sobre espécies autóctones, definiu-se um processo de trabalho estruturado.
Definição do objetivo: Construção de um mural utilizando tijolos refratários, onde foram pintadas as espécies autóctones das Serras do Porto, consciencializando para a importância da preservação da biodiversidade destacando espécies específicas da nossa área geográfica.
Pesquisa e seleção das espécies: Foi realizada uma pesquisa sobre as espécies autóctones da região, identificando aquelas que são mais relevantes para o propósito do mural, importância ecológica, diversidade das espécies e a sua relação com a comunidade local.
Execução: Depois de adquiridos os recursos necessários para a criação do mural, como tinta, pincéis e outros materiais e feita a pesquisa nas disciplinas de Geografia e Ciências Naturais, Biologia e Português, com alunos do terceiro ciclo e secundário, os alunos puseram as "mãos na massa" e no átrio da entrada da escola, na Semana Aberta, pintaram os tijolos.
Execução da pintura: Como temos uma escola em reabilitação não nos foi possível colocar os tijolos no muro, no entanto, dada a qualidade dos trabalhos, está previsto a sua colocação numa parede do átrio do pavilhão A, assim que terminada a obra de requalificação.
Divulgação: Toda a atividade foi promovida no Facebook e Instagram do Eco-Escolas e partilhada pela comunidade. Serão ainda fornecidas informações sobre as espécies retratadas, a importância da conservação e como as pessoas podem contribuir para a preservação da biodiversidade. Está prevista a organização de um evento e realizar uma palestra, na inauguração do mural, envolvendo a comunidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram convidados a realizar o projeto alunos de todas as turmas da escola, elementos de todos os departamentos, projetos e programas, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais e foram também convidados os parceiros do programa Eco-Escolas.