Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária da Lousã (Lousã)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com a Câmara Municipal da Lousã, CLDS4G, APIN, e sensibilização dos alunos para o tema.
Esta atividade foi desenvolvida no âmbito de um Projeto do CLDS4G (Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social) com a APIN, e foi integrado no projeto Eco – Escolas e no Projeto Cultural de Escola, do Plano Nacional das Artes, do Agrupamento de Escolas da Lousã. Teve também o apoio da Câmara Municipal da Lousã.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Memória descritiva do projeto
Agrupamento de Escolas da Lousã – Escola Secundária da Lousã; Coordenadora do projeto: Cristina Chau (professora de Educação Visual (EV). Alunos envolvidos: alunos do 9º ano, turmas A e B, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos.
Objetivos deste projeto:
- Sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para a importância da Biodiversidade da Serra da Lousã, e os cuidados a ter na serra, nomeadamente relativos ao consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco, de forma descuidada;
- Embelezar um muro na zona de passagem para o Castelo da Lousã e a Serra, envolvendo ativamente os alunos, formando alunos autónomos e responsáveis;
- Promover trabalhos em que se criem condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico (aprender a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente)
- Promover o desenvolvimento de um projeto que tem como base as aprendizagens essenciais da disciplina.
- Concretizar a ligação escola-comunidade através da arte, fazendo um projeto que implica a saída da escola e a intervenção no espaço público, gerador de um sentido comunitário e incitador da transformação social.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Memória descritiva da imagem
A imagem representa alguma da biodiversidade da Serra da Lousã, com alusão ao seu património natural e cultural (Castelo da Lousã e aldeias serranas).
Pretendeu-se com estes desenhos, alertar para o perigo do consumo de álcool e de outras substâncias, colocando em perigo o habitat natural de muitas espécies da Serra, uma vez que esta zona é muito frequentada por jovens.
O desenho de base mostra a terra queimada, consequência dos incêndios provocados pelo consumo de álcool, pelos cigarros atirados para a vegetação, pelos alucinogénios, apelando ao consumo de água, um elemento natural e de vida da serra.
No garrafão de vidro vemos a serra, com os seus verdes, enquadrando o Castelo da Lousã, e mostrando que é a água que permite a sua existência. Devemos resguardá-la e tratar dela, como o bem precioso que é.
A torneira representa a água que vai das nascentes da serra até às populações, dando vida e alegria ao mundo. O copo, na parte que está a verde, representa essa vida, com as pessoas e os animais da serra, ao receber a água, enquanto na outra metade se vê o que sucede às pessoas quando absorvem muito vinho, “afogando-se” nele, nas bebidas alcoólicas, originando muitos acidentes rodoviários, também aqui representados com o carro acidentado. Estes acidentes, com pessoas alcoolizadas, têm destruído algum do património natural e cultural da nossa serra, pois matam animais e plantas, no seu habitat natural e vandalizam os edifícios que lá existem, pretendendo-se com a pintura deste muro alertar para esta situação.

FASES DO PROJETO
1. Fase da preparação (inscrição, parceria com a Câmara Municipal da Lousã, CLDS4G, APIN, e sensibilização dos alunos para o tema);
2. Visionamento de vídeos sobre a Serra da Lousã e a sua biodiversidade;
3. Trabalho de pesquisa individual dos alunos, nas aulas de Educação Visual;
4. Medição do espaço a pintar;
5. Realização dos desenhos com base na pesquisa elaborada, nas aulas de Educação Visual pelos alunos do 9ºA e do 9ºB;
6. Elaboração de uma composição feita com a junção de elementos dos vários desenhos dos alunos – produto final (aula de EV);
7. Elaboração da Memória Descritiva da imagem e Memória Descritiva do projeto; 8. Execução da pintura no espaço selecionado. As tintas e todo o material necessário à concretização da pintura, foram da responsabilidade da Câmara Municipal da Lousã e do CLDS4G; a plataforma elevatória foi dispensada pela empresa Conceito Constante; 9. Divulgação da atividade através da página do Agrupamento, no facebook do Projeto Cultural de Escolas do AEL.
10. Submissão do projeto na plataforma Eco-Escolas, pela coordenadora do AEL.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
40 alunos envolvidos;
Idades dos 14-16 anos