Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Escolar de Ilha (Pombal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

muro está pronto

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Agrupamento de Escolas de Guia
Junta de Freguesia de Guia, ilha e Mata Mourisca
Câmara Municipal de Pombal - Eng. Catarina Soares

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As crianças de todas as turmas fizeram desenhos do que gostariam de ter pintado no muro. Depois de ter todos os desenhos, fizemos a votação do que mais se enquadrava na temática do Eco escolas e que as crianças mais tinham gostado. Ficou decidido que iriamos retratar o planeta terra e vários elementos da natureza (flores e árvores), assim como os ecopontos para incentivar a reciclagem proteger os ecossistemas e ajudar o planeta a ficar limpo e feliz.
A Camara Municipal de Pombal forneceu as tintas e a Junta de Freguesia providenciou a lavagem do muro a pintar.
As educadoras e a professora do 3º ano fizeram o desenho no muro e todas as crianças participaram na pintura dos diferentes elementos do mural.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha foi feita pelas crianças, depois de todo o trabalho curricular efetuado ao longo do ano, no âmbito do Projeto "Nós fazemos... O planeta sente" em curso na educação pré-escolar ao longo de 4 anos, articulado com todos os projetos e desafios do Programa Eco-escolas.

O trabalho foi realizado a partir do conhecimento que as crianças vão adquirindo em todas as atividades realizadas: passeios pela localidade, visualização de documentários relacionados com o tema do ambiente, ações de limpeza no exterior, construção de eco pontos na sala, atividades experimentais de abordagem à metodologia cientifica, atividades de Comunicação e expressão artistica.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Dos 3 aos 9 anos