Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

JI/EB1 de Pombeiro da Beira (Arganil)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final do muro.

Fotografias de detalhes:

Detalhe da pintura.

Parceiros:
Câmara Municipal de Arganil, Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira e Agrupamento de Escolas de Arganil.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema escolhido: marinho.
Elementos do ecossistema: tartaruga, baleia, cavalo marinho, raia, vários peixes, algas e plásticos contaminantes.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As turmas da EB1/JI de Pombeiro da Beira assumiram este projeto como parte de melhoria estética do recinto escolar, tendo em atenção sensibilizar a população escolar para a preservação da natureza e o equilíbrio dos ecossistemas.
Neste sentido, tratando-se de uma pintura exterior, teve-se em conta a dimensão espacial do recinto, onde se encontra enquadrada.
Além de se trabalhar a expressão artística e a criatividade, também se pretendeu promover uma mensagem de alerta para o modo como a humanidade trata o planeta e nomeadamente os oceanos, sublinhando os comportamentos desajustados e irresponsáveis do ser humano em relação ao seu território.

Esta composição foi elaborada pelos envolvidos no projeto, que primeiro realizaram um esboço da composição final. De seguida foi desenhado na parede utilizando marcadores.
Após desenhado todos os elementos os alunos, organizados em dois grupos de trabalho, iniciaram o processo de pintura, utilizando tintas aquosas e aplicado com pincéis. Todo o material foi atribuído pela Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira e Agrupamento de Escolas de Arganil.
Foi uma atividade que não só promoveu o desenvolvimento artístico como a partilha, o convívio e o interesse de toda a população educativa.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O idade dos alunos envolvidos compreenderam-se entre os sete e os doze anos. Todos participaram de forma democrática e ativa na escolha das espécies a desenhar e pintar, bem com o respetivo tema escolhido. Todos os alunos desenharam e pintaram de forma colaborativa.