Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 1/JI de Sarzedo (Arganil)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Pintura do projeto

Totalidade da pintura:

Peixe completo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Centro Social e Paroquial de Sarzedo e Carpintaria Sarzedense

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Vida aquática no Rio Alva, existência de percas no nosso rio e de vida aquática.

Qual a razão da escolha desta imagem?
“Muros Com Vida”
No âmbito do Eco-Escolas e na atividade “Muros Com Vida”, o JI/EB de Sarzedo pretende construir uma instalação para fixar numa das paredes da nossa escola, um peixe em formato gigante, desenhado em cartão, molde que vai ser para recortar numa placa de madeira fina e que posteriormente se vai preencher com cápsulas de café.
Ao seu lado será escrito o refrão do Hino do Sarzedo:
Pescai rapazes e raparigas
No verão um bocadinho
Para quem provar,
Diga sem medo
É do Sarzedo este peixinho!

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Deu-se continuidade aos projetos do Mar Começa Aqui e ao Eco-Código de 2021/2022 que versava a água. Dada a proximidade do Rio Alva desafiámos as famílias a ajudarem a organizar uma pequena exposição intitulada "O Nosso Rio", trouxeram objetos, livros, postais, fotografias, notícias, canas, cestos Manual do Pescador...esteve durante a Semana da Leitura e na semana da entrega das avaliações, no átrio da nossa JI/EB de Sarzedo.
Na carpintaria com a ajuda de um molde em cartão, recortou-se numa placa de madeira um peixe gigante. Com a ajuda dos docentes colaram-se as cápsulas por cores na madeira.
Finalmente pintou-se no muro com a letra do refrão do hino do Sarzedo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos que participaram tinham entre os 3 e os 10 anos. Participaram na exposição. Ouviram as explicações na Semana da Leitura, recolheram cápsulas, limparam e amolaram para depois com a ajuda dos adultos se colarem na superfície de madeira.