Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB Recarei (Paredes)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Aspeto geral

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Embaixada da Juventude, nosso Conselheiro no Eco Escolas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este trabalho foi desenvolvido em articulação com a Embaixada da Juventude que disponibilizou uma voluntária para um Workshop com alunos do 3.º e do 4.º anos e que com eles criou o painel, tendo como elemento central uma imagem/ícone criada pela voluntária.
Os alunos colaboraram na pintura do desenho e acrescentaram elementos da Natureza mas também marcas humanas, como as casas, alegando que assim representavam um pouco o que nos rodeia e defendendo que naquela paisagem há equilíbrio no ecossistema.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi aceite o modelo apresentado pela voluntária pois resume a nossa preocupação ambiental e a urgência de agir para proteger a Terra. O trabalho dos alunos complementaria o desenho e a mensagem.

Decidido o local para o mural, um alpendre/recreio coberto onde os alunos se juntam no recreio, realizou-se lá o Workshop com dinamização da voluntária artista plástica apresentada pela Embaixada da Juventude.
A artista plástica, iniciou a atividade mostrando aos alunos trabalhos seus, esboços ou desenhos em várias técnicas e materiais. De seguida apresentou o seu desenho, explorando com os alunos a sua simbologia.
Os alunos conversaram para definir o que poderia ser representado, referindo o aspeto da flora, essencialmente, sem esquecer o rio Sousa.
Os alunos mais velhos, do 3.º e 4.º ano, por grupos, com a orientação da voluntária e das professoras das turmas, completaram o mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foi decidido em reunião de escola que participariam os alunos mais velhos que trabalharam por grupos ao longo do dia.