Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Infantário Cidade dos Brinquedos (Funchal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Realizado em parceria com a Câmara Municipal do Funchal.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Esta pintura pretende retratar a Floresta Laurissilva, património Mundial Natural da Unesco.
Os elementos presentes são os Echium Candicans, conhecido como "massaroco", espécie endémica da ilha da Madeira; as abelhas, que fazem desta planta uma fonte de pólen. E por fim o "Bis-bis", pássaro presente em toda a floresta Laurissilva.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta é uma imagem que pretende complementar o espaço da Quintinha Pedagógica, bem como apresentar às crianças elementos característicos do seu meio envolvente. Com o intuito de despertar uma consciência de conservação, onde as crianças possam ser agentes ativos da preservação do meio ambiente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O tema do mural surgiu através de diálogos com os grupos de crianças, sendo posteriormente decidido entre a equipa pedagógica qual a melhor forma de retratar as sugestões das crianças.
Após reunir as imagens de inspiração, passou-se a fase de desenho na parede. As crianças preencheram os elementos e a equipa pedagógica finalizou a pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidas crianças entre os três e seis anos, através da pintura de elementos do mural.