Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final onde é possível verificar a dimensão e o ecossistema

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este ecossistema representa a floresta do concelho de Figueiró dos Vinhos, onde se podem ver veados, corços, javalis, coelhos, corvos, ouriço terrestre, poupa, raposa, rato do campo, azevinho, sobreiro, cedros e o, ainda, belo céu azul.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O mural é representativo da biodiversidade do concelho de Figueiró dos Vinhos, onde a escola está inserida.

Numa fase inicial do projeto, e em parceria com a Coordenadora do Eco Escolas, a professora de Educação Visual da EBSFV propôs aos alunos do 3ºciclo e Secundário que apresentassem uma proposta de desenho a ser executada no projeto “Muros com vida” e que tinha como tema a biodiversidade. A atividade era voluntária e surgiram propostas do 7ºano ao 10ºano.
Posteriormente, um grupo constituído por elementos do Conselho Eco Escolas, procedeu à escolha do desenho
A escolha do local onde foi executada prendeu-se com o facto de ser uma zona que não vai ser intervencionada em obras que irão ocorrer na escola, num futuro próximo, e também por estar virada para o exterior e dessa forma poder ser apreciada por quem passa na rua e especialmente para que a mensagem chegue a um maior números de pessoas.
Durante o período de execução, o desenho original esteve afixado na parede, as alunas começaram por fazer um esboço, fazendo a ampliação do original.
A obra sofreu um atraso na execução devido às condições climatéricas, pois choveu muito e durante muitos dias.
Todos os materiais utilizados foram disponibilizados pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O desenho escolhido é da autoria de duas alunas do 10ºano do curso de Ciências e Tecnologia que posteriormente executaram o mural com a colaboração de outros colegas da turma. As alunas tiveram ainda o apoio de Assistentes Operacionais, da professora de Educação Visual e da Coordenadora do Eco-Escolas.
Os alunos que participaram na execução tinham 16 e 17 anos.