Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural completo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal do Funchal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema aquático: corais; cavalo marinho; lobo marinho; estrela do mar; caranguejo; tartaruga; peixes variados; polvo; fitoplânton.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Sensibilizar para a importância da preservação e sustentabilidade do meio marinho numa ilha como a Madeira.

Juntaram-se as 2 turmas intervenientes para a escolha do muro e debate do ecossistema a representar. Posteriormente, discutiram e anotaram os materiais necessários e atribuíram as responsabilidades e tarefas. Determinaram o tempo necessário e o horário para a realização da atividade. A coordenadora Eco-Escola esteve sempre presente e coordenou a equipa no processo de criação e pintura. Uns alunos estiveram muito empenhados no desenho e recorte dos moldes, enquanto outros estiveram ativos nas pesquisas online e na passagem dos desenhos para a parede, outros fizeram as misturas das tintas para criarem as diferentes cores e pintaram.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos encontram-se na faixa etária dos 18 aos 60 anos. Na reunião do Conselho Eco-Escola foram apresentados os diversos projetos/ desafios no âmbito do programa Eco-Escolas, entre outros, e os formandos presentes revelaram interesse em participar em alguns, sendo este um deles. 2 turmas de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), do ensino noturno, mostraram interesse em participar no mural, uma vez que estavam a trabalhar o tema em algumas áreas de formação.