Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural representativo de espécies de flora e fauna de ecossistemas florestais de Portugal.">

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia forneceu as tintas e alguns pincéis para a pintura do mural.
As empresas Leroy Merlin e CIN também forneceram alguns destes materiais.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural representa elementos de um ecossistema florestal de Portugal, estando presentes algumas espécies animais, tais como a águia imperial ibérica, o pombo comum, o pardal e a andorinha.
Quanto às espécies vegetais, estão representadas apenas as folhas de espécies como o carvalho, plátano, azinheira, entre outras.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O trabalho que foi escolhido para ser executado no muro, foi realizado pela aluna Mariana Santos, do 10º F, que escreveu o seguinte sobre o seu trabalho:
Título do trabalho: “O nosso ninho”
Descrição do trabalho: “No meu trabalho os pássaros representam algumas espécies características de Portugal e as folhas representam algumas das árvores mais comuns do nosso país.
O ninho dos pássaros contém lixo dentro dele, representando o impacto negativo que a poluição tem na natureza, podendo destruir ecossistemas.”
O ninho das aves também simboliza o nosso "ninho", a nossa casa, o nosso planeta, que não queremos ver cheio de lixo e poluição. Se cuidarmos da nossa casa, que é o planeta Terra, estaremos a proteger e a cuidar da vida selvagem e dos seus habitats.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Após a divulgação deste desafio e passada a fase de envolvimento e motivação dos alunos, estes elaboraram diversos desenhos representativos de ecossistemas e biodiversidade. Após a escolha de um destes trabalhos passou-se às fases seguintes, a saber:
1ª fase- escolha, com elementos da Direção da escola, do muro a ser pintado;
2ª fase- lavagem do muro utilizando mangueira de pressão;
3ª fase- colocação de cimento em alguns buracos e fendas que o muro apresentava;
4ª fase- o muro foi lixado para remover restos de cimento;
5ª fase- pintura primária do muro com tinta branca para exterior;
6ª fase- escolha de uma equipa para a realização da pintura; esta equipa foi constituída por todos os alunos do 10º F;
7ª fase- execução da pintura (com supervisão de professores), em tempos letivos e não letivos durante o mês de maio e junho.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foi lançado o desafio “Muros com Vida” a todas as turmas da escola. A professora de Educação Visual, Cláudia Maurício, resolveu abraçar esta ideia e trabalhou neste desafio com a sua turma de 10º ano de Artes Visuais. Foram realizados 21 trabalhos. Os alunos visualizaram alguns vídeos referentes a parques naturais e zonas protegidas. Depois desta fase de estudo e conhecimento dos ecossistemas portugueses e da sua biodiversidade, os alunos passaram para a fase de elaboração dos trabalhos e realização da memória descritiva dos mesmos.
A idade dos alunos varia entre os 15 e os 17 anos.