Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O Muro finalizado

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Associado a cada animal, os alunos representaram de uma forma minimalista o ecossistema de
cada um. Assim, vários ecossistemas estão representados, nomeadamente oceano, floresta, deserto e savana.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Ao longo do ano sempre sensibilizei as minhas sete turmas, para temas do ambiente, das
alterações climáticas, da necessidade de preservar a natureza, da preocupação que cada um
deve ter em reduzir a sua pegada ecológica.
A seleção destas imagens deve-se a trabalhos realizados pelos alunos no segundo semestre
deste ano letivo. Cada turma selecionou um animal para colocar no muro.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No âmbito do tema os alunos das turmas do 6ºA e B e as cinco turmas de sétimos anos A,
B.C.D e E, realizaram desenhos de animais geométricos, com objetivo de as pintar num muro.
Depois de realizados os trabalhos o segundo passo foi a seleção de alguns animais. Cada turma
selecionou um.
O passo seguinte foi ampliar o desenho, recortar e criar um molde de cada animal.
Posteriormente, com o molde pintaram os animais no muro e depois o ecossistema de cada
um.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos alunos do 6º (turmas A e B) e 7º ano (turmas A, B, C, D e E). A média de idades é 12 anos. Todos realizaram trabalhos de animais geométricos no 2º semestre.