Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica 2,3 D. Afonso Henriques (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural com Vida

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Laboratório da Paisagem e Câmara Municipal de Guimarães.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre com elementos de zona húmida.

Qual a razão da escolha desta imagem?
No nosso mural escolhemos representar o dente de leão, andorinha, abelha, sapo e fetos.
O dente-de-leão é uma planta que faz parte das brincadeiras de crianças que sopram as suas sementes, disseminando assim esta planta.
As andorinhas representam a chegada da primavera e precisam da sensibilidade da comunidade para não destruírem os seus ninhos na altura da nidificação.
O sapo representa os anfíbios e a comunidade biótica dos ambientes húmidos da nossa região. Salienta-se que em Portugal já existem espécies consideradas ameaçadas de extinção.
A abelha pretende simbolizar todos os insetos e a necessidade da sua preservação, uma vez que decorre uma extinção em massa.
O feto é uma planta que vive no nosso país há milhões de anos e é muito comum nos nossos bosques e florestas.

Os alunos começaram por elaborar esboços de seres vivos da região envolvente da escola, nas aulas de Educação Visual.
Posteriormente criou-se o projeto com várias ideias dos alunos (ver fotografia).
De seguida os alunos do 8ºC e E pintaram o mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos tem 13/14 anos (são do oitavo ano) e participaram ativamente neste projeto nas aulas de Educação Visual.