Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Jardim de Infância de São Domingos de Carmões (Torres Vedras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Parte da pintura - frente e um dos lados da paragem.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
União de Freguesias de Carvoeira e Carmões - disponibilização da estrutura a pintar - paragem de autocarro junto ao muro da escola. Pintura da paragem para a preparação do mural.
Câmara Municipal de Torres Vedras - disponibilização das tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Espaços envolventes da escola: campos cultivados - vinhas e seara, ribeiro. Plantas silvestres, insetos e pequenos animais, javali.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Quando foi lançada ao grupo a proposta de participar na pintura do mural, as crianças escolheram pintar as espécies que mais encontraram (insetos, aranhas e caracóis), e a que mais lhes despertou interesse - o javali.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Ao longo do ano letivo foram realizados passeios pelas zonas envolventes do jardim de infância, para que as crianças explorassem o ambiente natural existente. Num dos passeios foram encontrados vestígios da presença de javalis. Esta descoberta motivou uma investigação sobre estes animais. Ao longo dos passeios e atividades no exterior da escola foram também observadas diferentes espécies de plantas e insetos, que também motivaram o desenvolvimento de diferentes investigações e outras atividades, nomeadamente a representação gráfica das mesmas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Grupo de crianças entre os 3 e os 5 anos. Todas as crianças participaram em todas as fases da atividade, de acordo com a sua motivação e seguindo os seus focos de interesse.