Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

EB1/ JI de Teixugueiras - Silvares (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Na realização deste projeto tivemos a colaboração da Camara Municipal de Guimarães, que forneceu algumas tintas; A Brigada Verde de Silvares que em colaboração com o Laboratório da Paisagem de Guimarães realizaram a exposição e palestra sobre a biodiversidade do concelho; A Junta de Freguesia de Silvares que forneceu mais algumas tintas e cedeu sinais de transito para colocar na via publica, para permitir mais segurança na elaboração das pinturas. Mães e Encarregadas de Educação que elaboraram a pintura em conjunto com os filhos/Educandos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Não é só um pequeno muro, espaço, mas sim um muro que envolve toda a parte da frente da escola e por isso não é uma única pintura, mas um conjunto de elementos do ecossistema que envolve o concelho e a escola, como por exemplo varias espécies de pássaros ( Poupas, melro, engenheiro), de vegetação, arvores e outras espécies (sapos, lagartos, aranhas de cruz, patos, salamandra, ratos, borboletas...)

Qual a razão da escolha desta imagem?
Demonstra o muro que envolve a escola e algumas das espécies e vegetação escolhidas pelas crianças para pintar

Foi uma dinâmica diferente pois pretendemos envolver toda a comunidade educativa, nomeadamente as Mães/ Encarregadas de Educação para comemorar o Dia da mãe, de forma diferente e ao mesmo tempo realizar a pintura dos muros com vida.
Primeiro os alunos assistiram a uma exposição/palestra sobre a biodiversidade do espaço envolvente da escola e do concelho. De seguida, realizaram desenhos sobre o ecossistema e biodiversidade que mais gostaram e lhes chamou atenção. Depois no Dia da Mãe, os filhos com ajuda das mães foram realizar a sua pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todas as crianças foram envolvidas nesta pintura, desde o pré escolar ao 1ºciclo.