Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Conde de Arnoso (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Neste ano letivo não tivemos o apoio da autarquia no fornecimento das tintas necessárias às pinturas bem como dos materiais de pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Podemos definir ecossitema como sendo um conjunto de organismos que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio, formando um sistema estável. E existência de abelhas é indicador de saúde de um ecossistema por serem dos insetos mais sensíveis e com menos tolerância às alterações climáticas. E sem as abelhas, a variedade e a riqueza das espécies de um ecosistema ficam em causa. Apesar de haver outros agentes polinizadores, as abelhas são responsáveis por 80% das culturas mundiais, segundo afirma a National Geographic.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As abelhas andam de flor em flor, procuram colher o pólen que depois transferam para plantas da mesma espécie, garantindo assim a sua reprodução através da polinização.Por isso, são essênciais à agricultura e à vida do planeta. Mas o problemaé que as abelhas estão a desaparecer devido à utilização de pesticidas, à destruição dos locais onde vivem, à poluição atmosférica e ao aumento da temperatura do planeta. Por isso está em risco a existência de muitos dos alimentos que chegam aos nossos pratos e os ecossistemas naturais ficarão muito fragilizados. Consideramos a imagem escolhida um bom exemplo da importância da existênciadas abelhas na recolha do pólen.
Se existirem abelhas significa que os seres vivos estão a desenvolver-se bem naquele local.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A arte urbana é uma forma de sensibilizar para a preservaçãoe valorização dos ecossistemas e também conservar o espaço público dentro do recinto escolar. A pintura mural, com tinta acrílica, foi utilizadacomo forma de propagar a defesa de um conjunto de elementos que compõem o ecossistema escolhido - a polinização das abelhas. Para isso, no Clube das Artes, em articulação com a disciplina de Educação Visual e o projeto Eco-Escolas, foi abordada, inicialmente, a importância da sustentabilidade bem como da biodiversidade do nosso planeta. Após a escolha do ecossistema, partiu-se para a elaboração/desenho do projeto. De seguida, e feita a limpeza do muro, foi dada a tinta base (primária).Depois, passada a imagem no muro e, finalmente, preparadas as tintas, rolos, trinchas e pincéis. E...mãos à obra!

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
De forma a poderem participar em projetos multidisciplinares, transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo, organizar o espaço e os materiais, de acordo com as regras construídas em grupo e/ou pelo professor, partilhar ideias, no sentido de encontrar soluções e de compreender o ponto de vista dos outros, foram envolvidos alunos do 3º ciclo, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Na pintura do mural, específicamente, (com 1,75m x 3,5m) participaram 20 alunos, em horários diferentes, conforme iam terminando outros trabalhos.