Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Perspetiva de um ecossistema marinho

Fotografias de detalhes:

Contorno dos seres vivos aquáticos

Parceiros:
O desenho foi idealizado pelos alunos do 9º ano de escolaridade sob supervisão da professora Anabela Ramalhete. Foi feito, primeiramente, um esboço em papel e depois foram feitos os cálculos para a projeção da imagem no muro destinado. Ao longo do desenvolvimento do projeto foram feitas algumas alterações ao esboço inicial.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Trata-se de um ecossistema marinho com grande biodiversidade. Nele podemos observar as algas, seres autotróficos que ocupam o primeiro nível trófico (base de todas as cadeias alimentares), cardumes de peixes pequenos, médios e de maior tamanho. Também foram colocadas na imagem algumas das espécies aquáticas preferidas dos alunos, como é o caso do polvo, golfinho, estrelas do mar, cavalos marinhos e medusas. O polvo e o golfinho foram estrategicamente colocados para incutir movimento na imagem. Como remate da imagem, na zona mais baixa, os alunos foram unânimes na escolha de uma figura mítica - a sereia. A disposição dos diferentes elementos sugere um ecossistema em pleno equilíbrio.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha recaiu sobre um ecossistema aquático marinho pelo facto do nosso pais possuir muitos quilómetros de costa e também pela necessidade de preservação dos mesmos sob o ponto de vista da sustentabilidade. Assim, pretendeu-se transmitir através da imagem a importância da biodiversidade - na imagem são visíveis muitas espécies aquáticas em perfeito equilíbrio. A existência de seres vivos de várias dimensões pretende transmitir a relevância da reprodução e do crescimento das espécies. Para os alunos do nosso agrupamento, esta é a imagem ideal de um ecossistema aquático marinho. A colocação de uma sereia no remate da pintura teve como objetivo principal salientar a importância da imaginação. A sereia é uma figura mitológica e enigmática presente em lendas que personificam os perigos e outros aspetos do mar, sendo muito comuns no imaginário de povos navegadores ou que dependiam do mar para sua subsistência. Sendo os portugueses um povo navegador, os alunos não quiseram deixar de explorar este lado mais misterioso.

1º - Brainstorming de ideias sobre a imagem pretendida (alunos do 9º ano e professora de educação visual);
2º- Elaboração de um esboço em papel da imagem pretendida;
3º- Dimensionamento da imagem na parede;
4º- Cálculos para a projeção da imagem na parede;
5º- Escolha das cores a utilizar;
6º- Pintura de branco da área a utilizar para a imagem;
7º- Esboço da imagem na parede, utilizando cores suaves e sem contorno;
8º- Preenchimento da imagem passando a utilizar cores mais vivas e salientando a ondulação;
9º- Elaboração de alguns pormenores em algumas espécies (ex: olhos);
10º- Contorno das imagens a preto

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos os alunos do 9º ano de escolaridade- 2 turmas, sob a supervisão da professora de educação visual. Os alunos possuem idades entre os 14 e os 16 anos.
Foram utilizadas as aulas de educação visual e as quartas feiras à tarde para o desenvolvimento do projeto.
No dia eco escolas os alunos estiveram a pintar sob observação da comunidade escolar- pareciam verdadeiros artistas!
Muitos alunos também iam pintar quando não tinham atividades letivas.
Os alunos foram divididos em grupos e dentro da cada grupo foram divididas tarefas - uns faziam os cálculos para que a imagem ficasse à escala, outros preparavam os materiais e outros efetuavam as pinturas. Também davam opiniões que levaram a que tivessem que ser feitos alguns ajustes ao projeto inicial.