Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB/JI de Mascotelos (Guimarães)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Guimarães

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O elemento do ecossistema identificado neste mural são as borboletas.
A importância das borboletas para o ecossistema foi abordado com os alunos neste trabalho. As borboletas, assim como as abelhas, são umas das espécies mais essenciais para o planeta. A presença das borboletas indica áreas ricas em outros invertebrados. Cada borboleta coloca mais de 200 ovos durante sua vida. Somente 2 em cada 100 chegarão à fase da borboleta. Os outros 98 servirão de alimento para tantos outros seres vivos. Elas também são fonte de alimento para predadores como pássaros, aranhas, lagartos e outros animais. As borboletas são importantes polinizadoras para a maioria das plantas. Este tema foi aproveitado, para dar asas à imaginação, e assim surgiu esta analogia "Desta escola levamos asas para voar! ".

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha tem a ver com a importância dos insetos no ecossistema no momento atual. Foi escolhida a imagem pela prática da escola "Pegada das crianças Finalistas", que frequentaram e terminaram este ciclo escolar.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Iniciou com o trabalho de pesquisa sobre a temática, a escolha da técnica a apresentar a mensagem, obedecendo à frase trabalhada com as crianças.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos, é maioritariamente de 9 anos sendo eles finalistas. Foi importante incutir neles a valorização da proteção dos insetos uma vez, que atualmente está em causa a sua sobrevivência.