Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro com vida dos alunos do 2º ciclo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Ourique

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Muro com vida do 2º ciclo:
Quisemos direcionar o olhar ao ecossistema Montado como um todo, colocando o ser humano como parte integrante, com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e valorização do fabuloso património natural que nos rodeia. Partindo deste objetivo, foi pedido aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre a biodiversidade presente no meio envolvente ao agrupamento. Os alunos selecionaram um conjunto de espécies, pesquisaram as suas características e fizeram projetos da forma como gostariam de as representar. As espécies representadas foram: aves, cobra, carpa, galinhas, cavalos e as raças autóctones - porco alentejano e vaca garvonesa; seara, girassóis, flores e ervas espontâneas, e os impressionantes sobreiros. O monte alentejano representa o Homem e todo o seu esforço em permanecer nesse território que nem sempre é fácil.
Muro com vida do 3º ciclo:
Esta pintura representa um conjunto de seres vivos autóctones do território onde habitamos: Baixo Alentejo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Muro com vida do 2º ciclo:
"Pusemos mãos à obra procurando representar um ecossistema significativo à realidade do território onde a escola se insere."
Muro com vida do 3º ciclo:
Por ser um conjunto de seres vivos da região onde os alunos residem e com os quais estão familiarizados.

Muro com vida do 2º ciclo:
Na execução do projeto foram utilizados computador, livros requisitados na biblioteca da escola, papel e lápis para fazer os esboços, na pintura do mural foram usados materiais tradicionalmente utilizados no Alentejo como a cal e pigmentos como: ocre, óxido amarelo, azul ultramarino, oxido vermelho; e, pontualmente guache e cola branca para lhes dar resistência.
Os alunos demonstraram muito interesse e entusiasmo pela concretização do trabalho. Mostraram também uma vontade acrescida de continuar o projeto num futuro próximo, pois ficaram por concretizar vários elementos do esboço.
Muro com vida do 3º ciclo:
Tendo em conta a temática da figuração e abstração, foi proposto aos alunos que desenhassem os vários elementos em diversas formas, houve sempre partilha e debate sobre os mesmos. Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Muro com vida do 2º ciclo:
A idade dos alunos está compreendida entre os 10 e 12 anos que frequentam a atividade de oferta de escola EPAM - Expressão Plástica Artística e Multimédia. Trata-se de uma atividade de apenas 50 minutos semanais de assiduidade irregular conforme disponibilidade de outras atividades de oferta de escola.
Muros com vida do 3º ciclo:
Esta imagem foi escolhida entre três turmas do 8º ano (portanto, alunos com cerca de 13/14 anos), apostando em vários pontos fortes dos diversos alunos.