Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB Regedoura (Ovar)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Vista geral da pintura finalizada.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Ovar foi parceira neste projeto, fornecendo as tintas para a execução da pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O desafio foi proposto aos alunos do 4.ºano, que nas aulas de Estudo do Meio fizeram a exploração e o registo dos elementos constituintes do Ecossistema em que a escola se insere: zona de campos agrícolas, próxima de floresta, com o Rio Negro e a Ria de Aveiro bastante próximos. No projeto elaborado ficaram registados alguns dos elementos do ecossistema: as papoilas, os dentes-de-leão, os pinheiros, as flores silvestres, a cegonha, as abelhas, as borboletas, as moscas, os peixes que gostariam de ver no Rio Negro e outros elementos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A localização da nossa escola foi a razão da escolha deste ecossistema.

Os alunos do 4.º ano elaboraram o esboço final do mural, através da seleção dos elementos que queriam apresentar, tendo feito um trabalho coletivo. Após a execução do plano da pintura, foi feita a reprodução do trabalho no muro. A pintura foi realizada por todos os alunos do 1.º ciclo, no total de 125 alunos, com a supervisão e acompanhamento dos professores.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O intervalo de idades dos alunos envolvidos, varia entre os 6 e os 11anos.