Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Oeiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro de entrada da Escola.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Dafundo e Cruz- Quebrada.
Câmara Municipal de Oeiras.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado pertence ao Parque Urbano do Jamor, e encontra-se localizado na Cruz Quebrada, no conselho de Oeiras, sendo atravessado por um pequeno rio (Rio Jamor).
Este parque vulgarmente designado por Mata do Jamor, constitui-se como a área verde mais próxima da escola, e é utilizado com frequência para atividades da comunidade escolar, como saídas de campo de várias disciplinas (ex. ciências naturais, educação física, etc).
Também é muito utilizado pela população para atividades lúdicas e desportivas. Para além de ser um espaço, altamente dedicado à prática do desporto, é também excelente para quem pretende disfrutar de momentos tranquilos de lazer, em contato com a Natureza, dado toda a sua arborizada envolvência.
Os elementos (espécies) presentes na pintura:
 Mamíferos: Ouriço-cacheiro
 Répteis: Lagartixa-verde e Cágado mediterrânico
 Anfíbios: Rã -verde e Sapo comum
 Aves: Rabirruivo preto, Pisco de peito ruivo e Pombo torcaz
 Insetos: Almirante vermelho e Abelhão

Qual a razão da escolha desta imagem?
As espécies selecionadas e trabalhadas em cada turma, teve por base o levantamento feito pelos alunos e também uma listagem das espécies mais frequentes na Mata do Jamor a partir do site Biodiversity 4 all, ebio do Jamor, informação gentilmente cedida pelo Eng. Tiago Reis.
Com o auxílio das professoras de Educação Visual e da Direção foi escolhido o local apropriado para o desenvolvimento do projeto (muro da entrada da escola), seguidamente o muro foi dividido em 2 partes, tendo sido atribuída uma metade a cada uma das turmas.

Nas aulas de EV, foram fornecidas aos alunos imagens das espécies a desenhar assim como da flora para se inspirarem na composição dos seus esboços/desenhos. Por fim, em cada turma as professoras de EV selecionaram os melhores desenhos de cada uma das espécies a pintar no muro.
A transposição dos desenhos para o muro foi feita através de ampliação por observação visual.
Seguidamente deu-se início às pinturas, utilizando as tintas e os materiais financiados pela União de freguesias para a concretização do projeto.
O projeto final foi apresentado à comunidade escolar através de uma exposição conjunta dos trabalhos feitos pelos alunos na disciplina de ciências naturais e dos esboços das espécies feitas em EV para a pintura do muro.
Foram utilizadas as aulas de Educação visual, em que as turmas vinham por grupos proceder à pintura do muro.
Materiais utilizados na pintura:
Materiais de desenho: grafite 4B
Materiais de pintura: tinta acrílica e spray verniz para acabamento
A união de freguesias de ALCD (Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo) mostrou desde logo o interesse em colabora tendo financiado (mediante orçamento) todos os materiais necessários à execução do projeto.
Os trabalhos de pintura encontram-se ainda a ser finalizados, uma vez uma vez que começaram tardiamente por várias razões. Devido às inúmeras interrupções causadas pelas greves os trabalhos de desenho das composições/esboços a pintar no muro sofrerem vários atrasos, por outro lado devido a uma falha de comunicação com a câmara municipal de Oeiras, que se atrasou a dar luz verde ao projeto, atrasou substancialmente o início dos trabalhos de pintura. Se nos for permitido gostaríamos de enviar as fotos do projeto finalizado logo que nos seja possível.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idades dos alunos: 10/11 anos, duas turmas envolvidas 5ºA e 5ºB.