Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Jardim de Infância da Lousã (Lousã)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho;
Camara Municipal da Lousã;
Agrupamento de Escolas da Lousã;
Associação de Pais e encarregados de educação do J.I. da Lousã.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura do Mural inspirou - se na nossa serra, Serra da Lousã, e da sua biodiversidade.
Assim neste Mural podemos encontrar um veado, um esquilo, abelhas, uma raposa, um javali, árvores e pinheiros bem como o Parque das Eólicas do Trevim.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida por ela retratar e caracterizar a biodiversidade da Serra da Lousã, sendo estes os animais que as crianças identificam como existentes na serra. Também o Parque Eólico do Trevim destaca - se na serra e tem sido alvo de diversos trabalhos e pesquisas desenvolvidos com as crianças.

Da elaboração do Mural constaram diversas fases nomeadamente; Lançamento do Projeto solicitando a apresentação/ envio de propostas para o Mural junto dos Encarregados de Educação e comunidade educativa do J.I.,Seleção/escolha do Projeto/desenho e pintura para o Mural, Limpeza e preparação do do Muro por parte da Junta de Freguesia, seleção de tintas e cores, aquisição de tintas e outros materiais necessários pela Camara Municipal, CML, agendamento do dia e hora da realização da atividade/pintura,colocação/partilha nas Classroom/plataforma das diversas turmas do convite para a participação de pais, crianças e toda a comunidade escolar deste J.I., realização do desenho/ base por parte da E.E. autora da proposta selecionada e finalmente a pintura do Mural pelos diversos elementos da comunidade escolar presentes.
Apostou - se numa Metodologia do Projeto onde o grande objetivo foi que este Mural retrata - se a nossa serra e a sua biodiversidade com a implicação e o envolvimento ativo e participado de toda a Comunidade Educativa deste J.I de forma a sensibilizar e despertar todos para a importância da preservação desta serra e da sua biodiversidade bem como a implementação de medidas e práticas conducentes à sua conservação.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos envolvidos é dos 3 aos 6 anos.
As crianças foram envolvidos nas diversas etapas anteriormente referidas através de dialogos, visualização de imagens fotos e filmes alusivas à Serra da Lousã, elaboração de registos gráficos e pinturas bem como na participação da pintura do Mural.
Deste modo pretendeu - se implicar ativamente todas as crianças do J.I. na elaboração deste Mural bem como despertar e co-responsabilizar todos e cada um na conservação do nosso património natural, a nossa serra.