Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Raul Lino (Cascais)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Oceanos de Liberdade - Biodiversidade.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Articulação e participação ativa de toda a comunidade educativa: Associação de Pais, União De Freguesias de Cascais e Estoril, Câmara Municipal de Cascais e Direção do Agrupamento Ibn Mucana.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A importância da preservação/recuperação do ecossistema, através de uma imagem do ambiente aquático e em representação de todas as espécies presentes.
A escolha da tartaruga, uma espécie ameaçada e todas as outras que vivem em ambiente aquático.
A importância da Biodiversidade - preservar e regenerar.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Como forma de celebrar o Dia Nacional do Mar e como tema agregador do projeto educativo do agrupamento:" Oceanos de Liberdade". Também como continuidade do nosso "Mural dos Oceanos", inaugurado no dia 16 de novembro, como forma de partilha, com toda a comunidade educativa, para as questões da sustentabilidade ambiental e preservação da biodiversidade.

Seria importante dar continuidade ao Mural dos Oceanos, já iniciado, e como forma de sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da preservação e recuperação do ecossistema.
A primeira parte do Mural foi feita através de material reciclado e a final com a aplicação de uma imagem em desenho numa das paredes da nossa escola. A escolha da tartaruga retrata as espécies ameaçadas e em vias de extinção.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todos os alunos da EB Raul Lino, pré-escolar e primeiro ciclo, participaram ativamente no processo de elaboração deste projeto.