Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalhos finais

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Autarquia - Disponibilização de 2 pincéis e 5 latas de 1L das cores: preto, branco, azul, vermelho e amarelo.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ao contrário do objetivo inicial, à medida que os alunos se foram envolvendo na proposta de trabalho, divagaram para outras questões acabando no final por não ser representado nenhum ecossistema em concreto. Ainda assim o projeto foi levado até ao final, respeitando a vontade e liberdade de escolha dos alunos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Integração no tema interdisciplinar do Agrupamento "Nuvens Verdes".

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O espaço na arquitetura da escola, sendo público, é utilizado pela comunidade educativa e, nesse desenho, torna-se relevante como espaço de comunicação, de reinvenção e artístico. Sendo público participa, a seu modo, da arte urbana. As paredes utilizadas projetam-se na envolvente exterior, rede habitacional e de passagem, gerando Olhares, Questões, novos modos de Ver e Sentir.
Melhorando esteticamente o espaço público valorizamos e preservamos. Este foi o desígnio do trabalho realizado.
O desafio aos alunos do 8º e 9º anos ativou o exercício da criatividade, da expressão artística, num processo de trabalho coletivo/colaborativo, tendo como referente o tema que a escola utilizou para trabalhos interdisciplinares NUVENS VERDES.
Nuvens Verdes, implica-nos a pensar, observar e atuar positivamente, na construção e preservação de um planeta em “desmancho”. Verdes por contraponto com as nuvens Negras resultantes da poluição, dos comportamentos humanos pandémicos que são a essência das catástrofes diárias e, teimosamente, irracionais. As turmas foram convidadas a escolher o conceito no âmbito do projeto, e a desenvolver uma manifestação artística expositiva no espaço escolar que atingisse bons valores de comunicação e envolvimento da própria comunidade.
Com metodologia de trabalho projeto, os alunos organizaram-se em equipas de trabalho para pensar nos temas, como comunicar artisticamente esses temas. Numa segunda fase fizeram registos gráficos prévios – esboços de ideias, representando a forma e a cor, como elementos estruturantes da composição. Superada esta fase, foram selecionados os espaços parede a pintar.
O trabalho de pintura, ainda por terminar, devido a dificuldades operacionais e materiais, revelou-se, uma vez mais, fundamental para aprendizagem pessoal e coletiva e aguarda a ativação nos observadores, de novos modos de Estar em comunidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos de 8º e 9º anos (idades entre os 13 e 17 anos) envolvidos em trabalho interdisciplinar, com orientação e realização de pinturas nas aulas de Educação Visual,