Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural com espécies estudadas

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Não foram estabelecidas parcerias

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Aos alunos do 12 º ano de Biologia foi lançado o desafio para realizarem a pintura de um muro interior da escola baseada nas espécies identificadas em torno do campus escolar, apelando à biodiversidade vegetal e animal.
Em sala de aula, os grupos de alunos responsabilizaram-se por planear, pesquisar e desenhar os elementos vegetais e animais observados em folhas de papel cavalinho A3. Seguidamente, fizeram a seleção dos materiais e cores a utilizar nos desenhos, que seriam equivalentes aos tons reais das espécies que observaram. Os desenhos efetuados seriam colocados num fundo, a própria vegetação do ecossistema estudado, nos troncos das árvores presentes no ecossistema. Outro grupo de alunos responsabilizou-se por efetuar as fichas das espécies estudadas e elaboraram posters científicos correspondentes às espécies observadas e estudadas e a outras, que consideraram importantes devido ao seu estatuto de conservação.
Posteriormente, passou-se para o trabalho outdoor e depois de efetuarem a mistura de tintas, para chegarem ao tom desejado, começaram por pintar as espécies nos tons correspondentes. Alguns alunos optaram por efetuarem os desenhos com lápis de cores. Os alunos tentaram ser o mais realista possível na escolha das cores dos desenhos e pinturas realizados. Os trabalhos finalizados foram divulgados à comunidade educativa, sendo colocados nos troncos das árvores porque consideraram que seria mais apelativa a mensagem que queriam transmitir, "Proteger a Biodiversidade".

Qual a razão da escolha desta imagem?
Traduz a biodiversidade que foi observada e estudada.

A crise global que atualmente se vive torna cada vez mais premente a promoção de um desenvolvimento que responda as necessidades do presente sem colocar em risco a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Neste contexto, a Escola não se pode limitar a ser um mero espaço de transmissão de saberes académicos, de forma fragmentada e descontextualizada, tornando-se imperioso que se preocupe com a formação dos discentes enquanto cidadãos de pleno direito, preparando-os para o exercício de uma cidadania ativa, responsável e esclarecida face às problemáticas da sociedade.
Assim foram desenvolvidos trabalhos de grupo, pesquisa científica e ilustração. Pretendeu-se alertar para o valor da biodiversidade como fonte de vida e como bem a preservar e cuidar através dos serviços que pode proporcionar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
17 anos. Foi uma atividade que não só promoveu o desenvolvimento artístico, incrementou a literacia em biodiversidade, a partilha, o convívio e o interesse de toda a população educativa.