Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica António Rodrigues Sampaio (Esposende)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Desenho global - fase I

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
No âmbito desta temática, efetuaram-se parcerias com a Associação ambientalista "Rio Neiva" - Escola Azul / projeto "Rotas do Oceano" - e com o Centro de Educação Ambiental.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As pinturas  enquadram-se no tema do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”,  representando um conjunto de elementos de um ecossistema marinho - representaram-se diferentes espécies vegetais e animais (ex: gaivota, lampreia,...) - caraterístico da orla costeira de Esposende.
A pintura deste ano consiste da primeira fase de um enquadramento temático mais abrangente que se tenciona desenvolver no(s) próximo(s) ano(s) letivo(s).

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem final é corolário do trabalho efetuado com alunos do 7º e 9º anos de escolaridade, na disciplina de Educação Visual, dinamizado pela professora Carla Cardoso.

No decorrer das aulas de Educação Visual, a professora Carla Cardoso orientou os alunos para a representação de imagens em diferentes escalas e abordou a cor e suas relações cromáticas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos foram envolvidos para a iniciativa ao longo do ano letivo, nomeadamente nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual. Os alunos têm idades compreendidas entre os 12 e 14 anos.