Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Resultado final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Não houve parceiros

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Estuário do Tejo é a maior zona húmida do país e uma das mais importantes da Europa, um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e, sobretudo, para aves, que nele se detém quando de sua migração entre o Norte da Europa e a África.
O Barreiro situa-se nas margens do estuário, onde desenvolve-se o sapal, cuja comunidade florística vive sob a influência das águas trazidas pela maré. Região de grande produtividade a nível de poliquetas, moluscos e crustáceos, constitui uma autêntica maternidade para várias espécies de peixes.
Foi em torno das margens deste estuário que se iniciou o desenvolvimento do sistema, os valores naturais são muito diversificados a nível de florística e faunística, e da variedade de ecossistemas que nele ocorrem, tais como: Garça-real, Tainha, Caboz, Corvina e Polvo, como está representado no mural.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A seleção dos elementos que fazem parte da composição integra a fauna das margens do estuário do rio Tejo, onde existe o registo de 200 espécies, que atesta a riqueza biológica e o valor para a Conservação da Natureza desta região com destaque para: o garça-real, tainha, caboz, corvina e polvo.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto para a pintura do mural foi desenvolvido pelos alunos, após pesquisa individual sobre o ecossistema do rio Tejo.
Cada aluno elaborou uma proposta que foi votada e selecionados elementos de cada projeto para criar um mural em conjunto.
A pintura foi realizada por todos os alunos da turma durante o Dia das Artes, atividade desenvolvida na escola secundária pelas turmas de artes durante a semana.
Desta forma procurou-se sensibilizar a comunidade escolar para importância da preservação dos ecossistemas no concelho do Barreiro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos frequentam o 12.º ano do curso profissional Técnico de Design de Interiores e Exteriores, com idades compreendidas entre os 16 e 19 anos.
O projeto “Muros com Vida” foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Design de Interiores, na qual os alunos realizam projetos para o exterior com preocupações ambientais e sustentáveis.