Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Rates (Póvoa de Varzim)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na representação observamos (imagens em anexo) parte de um tronco de Carvalho-português com um ramo que se estende ao longo do suporte. Esse ramo apresenta grupos de folhagem, de bolotas e um gaio.
A presente memória descritiva tem como objetivo analisar a relação entre a árvore carvalho (género Quercus), suas bolotas e o pássaro gaio (Gárrulos gandarus). Serão abordadas as características desses elementos e como eles interagem na natureza.
O carvalho é uma árvore de porte elevado, pertencente à família das Fagáceas. Possui um tronco robusto, casca grossa e copa frondosa, com folhas caducas e lobadas. Suas raízes são profundas e ramificadas, proporcionando uma base sólida para o crescimento da árvore. Os carvalhos são conhecidos por sua longevidade, chegando a viver centenas de anos.
Uma das características distintas dos carvalhos é a produção abundante de bolotas. As bolotas são frutos em forma de cúpula, de cor castanha, com uma casca dura e rugosa. Elas são formadas após a polinização das flores do carvalho, que ocorre no início do verão. Cada bolota contém uma única semente (ou às vezes mais), envolta por uma polpa amarga.
As bolotas têm um papel fundamental no ecossistema, sendo uma fonte de alimento para várias espécies de animais selvagens. Elas são ricas em nutrientes e gorduras, proporcionando uma reserva de energia para os animais se prepararem para o inverno. Dos animais que se alimentam de bolotas, destaca-se o pássaro gaio.
O gaio é uma espécie de pássaro que pertence à família Corvídea. É conhecido por sua plumagem colorida, com tons de azul, preto, branco e castanho. O gaio possui uma dieta variada, mas é especialmente atraído pelas bolotas. Ele tem uma habilidade única de armazenar bolotas em locais específicos, enterrando-as no solo ou escondendo-as em fendas de árvores.
A árvore carvalho, suas bolotas e o pássaro gaio estão interligados em uma relação simbiótica na natureza. Enquanto o carvalho fornece abrigo e alimento para o gaio, este desempenha um papel fundamental na dispersão das sementes da árvore. Essa relação exemplifica a complexidade e a interdependência dos ecossistemas, destacando a importância de preservar tanto as árvores como as espécies de aves que dependem delas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A relação entre o carvalho, suas bolotas e o gaio é uma simbiose interessante, com textura, cor e linha. O carvalho (pormenor do tronco, textura e volume) fornece o habitat ideal para o gaio (cores de grande contraste), com seus galhos robustos que oferecem proteção e nidificação. Além disso, a árvore é a principal fonte de alimento para o gaio, especialmente durante a temporada de bolotas. O gaio desempenha um papel importante na dispersão das sementes do carvalho, uma vez que ele armazena as bolotas e muitas vezes esquece de algumas delas, permitindo que germinem em novos locais.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
As propostas, para a representação, foram surgindo, por parte dos alunos, ao longo das sessões do Clube. O Carvalho-português surgiu numa sessão de clube, onde tinha sido proposto aos alunos observarem e fotografarem, durante a semana e ao longo do percurso de autocarro casa/escola, as zonas florestais, o tipo de árvores, frutos e habitat de diferentes espécies. Uma aluna falou da relação simbiótica entre o carvalho, o gaio e as bolotas e apresentou ao grupo a sua pesquisa.
Paralelamente, o grupo de alunos do 9º ano demonstrou interesse no projeto. Em conjunto e numa plataforma digital, os alunos, foram apresentando e partilhando as ideias, propostas/esboços e representações. Semanalmente, todos os elementos, reuniram com a professora no Clube de Artes onde se realizavam correções e exploração de novas ideias. Posteriormente, foi analisado o trabalho e realizada a seleção.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A representação foi desenvolvida por um grupo de alunos do 9º ano da turma C e um conjunto de alunos do Clube de Artes do 8º ano com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos.