Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Jardim de Infância n.º 3 Quarteira (Loulé)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro Com Vida

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Loulé

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Floresta

Qual a razão da escolha desta imagem?
O nosso Jardim de Infância escolheu o ecossistema florestal, complexo e composto por vários elementos interconectados. Cada um deles desempenha funções específicas e está interligado em complexas interações, formando um sistema dinâmico e equilibrado. Dentro de um ecossistema florestal, as salamandras desempenham papéis importantes. Elas ajudam a controlar a população de insetos, como besouros e larvas de mosquitos, pois se alimentam deles. Além disso, algumas espécies de salamandras têm uma dieta variada, incluindo minhocas, pequenos crustáceos e até mesmo pequenos vertebrados. No nosso muro, a árvore encontra-se no centro porque estas são componentes essenciais dos ecossistemas florestais, desempenhando um papel crítico na manutenção da biodiversidade, no funcionamento e na sustentabilidade desses ecossistemas. A preservação das florestas é crucial para garantir a saúde do ambiente florestal e os serviços ecossistémicos fornecidos pelas árvores. A salamandra foi escolhida para integrar este ecossistema por fazer parte da cadeia alimentar e servir de alimento para outros animais, como pássaros, cobras e mamíferos que habitam no ecossistema florestal. Devido à sua sensibilidade à poluição, destruição do habitat e mudanças climáticas, as populações de salamandras estão ameaçadas em muitas regiões. Portanto, a conservação dos ecossistemas florestais é crucial para garantir a sobrevivência e o bem-estar das salamandras e de outras espécies dependentes desses habitats.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Inicialmente foi proposto aos alunos que escolhessem um ecossistema para ser representado na nosso Jardim de Infância. Oralmente, em cada sala, foram escolhendo. A maioria das opções recaiu sobre o fundo do oceano e a floresta. Após segunda votação venceu o tema floresta.
O processo de elaboração deste muro sobre a floresta pode descrever-se, em traços gerais, do seguinte modo:
1. Planeamento e pesquisa: uma vez que já se tinha definido o tema, o objetivo e o público-alvo. Em seguida, é necessário realizar uma pesquisa sobre a floresta, suas características, espécies de plantas e animais presentes, paisagens e elementos distintivos. Decidimos apenas representar no muro as espécies mais relevantes da nossa região, o Algarve.
2. Design e esboço: Com base nas informações da pesquisa, criamos um design para o muro. Isso envolve decidir sobre o layout geral, a composição das imagens, as cores a serem usadas e os elementos visuais que serão incluídos. É útil fazer esboços preliminares para visualizar como ficará o muro e para aprovação do nosso parceiro (CMLoulé) que nos irá fornecer os materiais.
3. Preparação do local e materiais: Antes de começar a pintar, é importante preparar o local onde a pintura será feita. Isso pode incluir limpar a parede, colocar um primário, proteger o chão e fornecer os materiais necessários, como tintas, pincéis, rolos e qualquer outra coisa necessária para o trabalho.
4. Adição de detalhes e elementos: Adicionar os detalhes e elementos principais do mural. Isso pode incluir pintar árvores, as espécies escolhidas deste ecossistema e outros elementos característicos da floresta. É importante seguir o design previamente planeado para criar uma representação precisa e esteticamente agradável.
5. Finalização e proteção: Depois de completar a pintura do mural, é importante revisar e fazer quaisquer ajustes necessários. Verifique se todas as áreas foram preenchidas adequadamente e se as cores estão vibrantes.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos de 5 anos.
Inclui o trabalho de Educadoras, alunos e assistentes operacionais da escola. No entanto, foram os alunos que discutiram e debateram ideias, efetuaram pesquisa e desenvolvem em sala de aula, um projeto de design para o muro ser concretizado. Todo o processo envolve uma logística muito organizada em cooperação também com encarregados de educação.