Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1 de Quarteira (Loulé)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro Com Vida finalizado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Loulé

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido pela nossa escola dá continuidade ao do ano letivo anterior. A nossa escolha recaiu sobre a floresta algarvia, que é um cenário encantador, onde a natureza se manifesta em toda a sua plenitude. Neste ecossistema diversificado, destaca-se um lince majestoso entre a densa vegetação, enquanto uma rã se encontra no rio. As duas árvores são altas e imponentes e dominam o horizonte, oferecendo abrigo e alimento para uma infinidade de seres vivos. Nas copas das árvores, voam aves com habilidade e também é adornada por um tapete colorido de flores, que desabrocham em tonalidades vibrantes, atraindo insetos polinizadores e enchendo o ar com seu perfume doce.
Entre as árvores, há granjas e um rio é um local de vida abundante, onde pequenos peixes nadam graciosamente. Sobre as águas, nenúfares flutuam delicadamente, formando uma paisagem de beleza ímpar. Neste ecossistema, cada elemento está interligado em uma complexa teia de interações. As árvores fornecem sombra e alimento para os animais, as flores atraem insetos polinizadores, o rio é fonte de vida e os animais, por sua vez, contribuem para o equilíbrio ecológico da floresta. Este cenário exuberante representa a biodiversidade e a interdependência dos seres vivos num ecossistema florestal. É um exemplo vivo da importância de preservar e proteger estes ambientes naturais, garantindo a sobrevivência das espécies e perpetuar a vida na sua forma mais fascinante e diversa.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha do ecossistema floresta para imagem do Muro Com Vida na nossa escola oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem sobre a biodiversidade, estimula a ligação com a natureza e promove uma compreensão mais profunda da importância da conservação ambiental. Além disso, permite que os alunos explorem um ambiente fascinante e enriquecedor, despertando a curiosidade e amor pela natureza desde cedo.

A pintura do muro na escola foi dividida em diferentes fases:
1. Planeamento e design: fase inicial, definir o tema e o propósito do muro. Fizemos pesquisa e desenvolvemos um projeto de design. Envolve a seleção de cores, a definição de elementos visuais e a criação de um esboço ou desenho.
2. Preparação da parede: Antes de iniciar a pintura, preparar a parede. Isto incluiu a limpeza da superfície, a remoção de qualquer revestimento existente e a aplicação de uma camada de primer para garantir uma base uniforme e duradoura para a pintura.
3. Traçar o desenho: Com o projeto de design em mãos, tentamos transferir o desenho para a parede com giz.
4. Pintura das áreas grandes: Começamos por pintar as áreas maiores e usar pincéis largos.
5. Detalhes e camadas: À medida que as áreas maiores foram preenchidas, adicionamos detalhes e camadas ao desenho do muro. Isto envolve o uso de pincéis menores e técnicas mais refinadas para criar texturas, sombras, destaques e nuances de cor.
6. Revisão e ajustes: Ao concluir a pintura do mural, fazemos uma revisão completa para garantir que todas as áreas estejam finalizadas e que não havia inconsistências. Foram realizados alguns ajustes e retoques finais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Entre os 8, 9 e 10 anos. Inclui professores, alunos e assistentes operacionais da escola. No entanto, foram os alunos que discutiram e debateram ideias, efetuaram pesquisa e desenvolvem em sala de aula, um projeto de design para o muro ser concretizado. Todo o processo envolve uma logística muito organizada em cooperação também com encarregados de educação.