Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Divisão de Ambiente da câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que forneceu parte das tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema de uma Floresta natura l aliado ao aquecimento Global do planeta terra.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Na pintura participaram alunos das duas turmas nas aulas de " fotografia "e de "homem Ambiente".
Os alunos com a professora de Homem Ambiente desenharam alguns elementos que fazem parte de um ecossistema natural. Implementando as preocupações do nosso planeta o aquecimento global do palmeta. tentaram passar a mensagem de que devemos utilizar as anergias renovareis para como fonte de energia.

Na pintura participaram alunos das duas turmas de PIEF nas aulas de " fotografia "e de "homem Ambiente" e de" Jardinagem"
Os alunos desenharam na sala em papel de cenário com a professora de Homem Ambiente e tentaram repicar um ecossistema de uma floresta natural
Após finalização dos desenhos, os alunos escolheram partes dos desenhos das duas turmas para a pintura no muro da escola . Os alunos e o professor da disciplina de " Fotografia" fizeram a junção dos dois desenhos para ver como o trabalho como ficaria no final.
Antes de se iniciar a pintura os alunos na aula de "Jardinagem" lavaram o muro com uma máquina de pressão. Após a lavagem seguiu.se a pintura do muro todo de branco as aulas de "Homem Ambiente".
A pintura iniciou-se com o delineamento de traços gerais do todo desenho a lápis de carvão.
Seguido o preenchimento do desenho e os contornos.
Toda a atividade desde o planeamento até a pintura final decorreu ao longo de três semanas. Só a pintura durou 2 semanas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos das turmas de Piefs.
Idades desde os 14 anos atéaos17 anos