Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Palhagueiras (Torres Vedras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura concluída.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Torres Vedras, que contribuiu com a autorização da pintura e tintas; empresa Sollac que ofereceu tintas, ilustradora Olga Neves, que fez um workshop de ilustração com a turma e ajudou na elaboração da pintura e acabamentos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema proposto e realizado pelos alunos foi um ecossistema marinho. Nele se encontram várias espécies vegetais e animais, bem como paisagem da área envolvente da escola.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escola situa-se na freguesia de A-dos-Cunhados, bem perto das praias de Santa Cruz. É uma zona com bastante costa, mas a área envolvente também é predominantemente rural, onde na paisagem predominam moinhos e aerogeradores.
Os alunos propuseram o desenho de um ecossistema marinho, mas que incluíssemos no nosso desenho características da região.

Os alunos realizaram há uns meses um workshop com uma ilustradora da região, Olga Neves. Nesse workshop foi combinado com a ilustradora que o tema fosse precisamente animais. Posteriormente, em aulas de Artes Visuais, cada aluno fez um esboço do que gostaria de ver representado na parede. Todos os desenhos foram visto por todos, e concluiu-se que seria engraçado colocar no mural elementos de vários desenhos. Uma aluna desenhou um surfista e animais no mar, outro desenhou moinhos na paisagem... E dessa forma, com ideias de vários alunos, criou-se a ideia final.
Um dos projetos em que a turma participa é Primeira Onda, em que os alunos usufruem de algumas aulas de surf. Sendo uma região onde esta atividade está bem evidenciada, fazia sentido que estivesse no desenho.
Os animais foram também desenhados e propostos nos esboços dos alunos; alguns mais realistas, outros que fazem parte da animação.
Os aerogeradores surgiram pelo facto de um dos temas que temos trabalhado bastante este ano as energias (até no âmbito do Eco-Escolas).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm entre 6 e 10 anos, é uma turma mista, com alunos do 1º ao 4º ano.
Os alunos estiveram envolvidos em todas as fases; desde as ideias, â escolha do desenho final, à elaboração do desenho e pintura.
A ilustradora concluíu com retoques finais, de forma a dar algum relevo à pintura.