Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Eixo (Aveiro)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura ainda não concluída

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceiros: Câmara municipal de Aveiro, Junta de freguesia Eixo-Eirol, Luís Jesus (Pintor e Encarregado de Educação)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura do mural ainda não está concluída.
Ecossistema escolhido: marinho.
Elementos do ecossistema: tartaruga, polvo, vários peixes, algas e plásticos contaminantes.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Preocupação com poluição dos oceanos e extinção das espécies.
Contextualização: Numa era em que a arte entra em todos os domínios e que sabemos que é possível a relação entre a arte e o meio ambiente, este projeto surgiu no sentido de desafiar os alunos para que compreendam como a arte pode propagar e questionar estilos de vida, preparar uma nova consciência por meio da sensibilização, alertando e gerando reflexões. Assim, a arte tornou-se ferramenta do ativismo ambiental, de forma a questionar ações e exigir mudanças de comportamento. A pintura de uma parede da escola, com a ilustração de um ecossistema alterado e poluído permite a sensibilização para diminuição da poluição ambiental, que é uma das principais causas das extinções de algumas espécies.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A temática da poluição do planeta, foi o ponto de partida para desenvolver uma atividade de articulação entre as disciplinas de Educação Visual, Ciências Naturais e Arte e Comunicação e Artes e Tecnologias, que levou a uma planificação da pintura de um mural.
Foram elaborados os primeiros desenho para ilustrar o mural. Após a seleção do desenho que poderia levar ao rascunho da pintura, foi feita à candidatura ao Concurso “Uma Ideia, um Projeto, uma Ação” com o projeto “Green Corner” cujos objetivos foram:
. Desenvolver pesquisas orientadas sobre técnicas de pintura, desenho à escala, stencil articulado com as disciplinas de Educação Visual e Arte e Comunicação e Artes e Tecnologias;
. Aprender as técnicas de pintura e os cuidados a ter na sua aplicação;
. Promover a proatividade dos adolescentes, o trabalho em equipa e o sentido de pertença à comunidade;
. Reconhecer a importância e o desafio oferecidos pelas Artes para a sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental de Portugal e do mundo;
. Desenvolver e a pôr em prática os valores da Cidadania e Participação, tais como: negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor;
. Promover a autonomia, as competências organizativas e de gestão em articulação com direção, diretores de turma, parceiros e projetos da escola.
Metodologia de trabalho: Desafio - Sensibilizar a comunidade para a poluição ambiental.
Atividades curriculares: Motivação dos alunos - Criação de desenhos do ecossistemas.
Articulação com Projeto Eco-Escolas e procurar parceiros (Junta de Freguesia e Encarregados de Educação).
Implementar a metodologia de trabalho na concretização da pintura do mural enquadrada no currículo - Fases:
- 1ª fase - Seleção dos desenhos do ecossistema; Medição da parede e enquadramento; Planificação dos esboços das pinturas à escala; Identificação constrangimentos e vulnerabilidades associados ao projeto; Envolver a comunidade/parceiros. - 2º fase - Pesquisa sobre as técnicas de pintura e cuidados a ter.
- 3ª fase - Seleção e compra dos materiais; Concretização dos esboços à escala. - 4º fase - Preparação da parede (lavagem, retirar gradeamento, aplicar primário). - 5º fase - Pintura da cor base do mural; Aplicação do stencil; Pintura do mural.
- 6º fase - avaliação do projeto e impacto na comunidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos alunos envolvidos é de 13/14 anos, alunos dos 8 º e 9º anos.
Nas aulas de Educação Visual e no clube Eco-Escolas, os alunos elaboraram os planos e começaram a preparar a parede para a pintura. Na fase dos desenhos no mural cada grupo de trabalho nas aulas ou em momentos livres foram cumprindo o plano.