Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Social Paroquial do Bárrio (Alcobaça)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Alcobaça

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido foi uma floresta e os elementos escolhidos foram árvores (pinheiro-bravo), algumas aves (gaio e pardal comum), coelhos bravos e um lago com uma rã.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O ecossistema escolhido foi uma floresta, uma vez que é o que mais caracteriza a nossa região. Por outro lado, as crianças das Salas dos 4 e 5 Anos visitaram a Mata do Vimeiro e, em conjunto, decidiu-se recrear uma paisagem idêntica àquela que observaram nessa visita.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Escolhidos os elementos foi criada uma imagem e foram solicitadas à Câmara Municipal de Alcobaça as cores da tinta e pincéis necessários para a elaboração do mesmo.
No dia anterior à pintura (dia 30 de Maio), as Educadoras desenharam os elementos na parede e no dia seguinte as crianças das Salas do Pré-Escolar (3, 4 e 5 Anos) em conjunto com as suas Educadoras pintaram o mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O mural foi pintado pelas crianças das Salas de 3, 4 e 5 Anos, em colaboração com as suas Educadoras e Ajudantes de Ação Educativa.